UFSM lança portal online de divulgação científica

Está disponível para consulta o novo portal de conteúdo e divulgação científica da Universidade Federal de Santa Maria. O UFSM Publica (http://ufsmpublica.ufsm.br/todoscampi/sobre) é uma plataforma online e interativa que reúne indicadores e dados sobre o conhecimento gerado pela Universidade. O portal pode ser acessado, também, por meio do link disponível no menu lateral do novo site da UFSM (http://site.ufsm.br/). A ferramenta visa facilitar o acesso a informações sobre o corpo docente e as pesquisas desenvolvidas na Instituição.

40284593 2040251519406794 8707140336792633344 oA plataforma foi desenvolvida pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) e integra-se aos demais sistemas institucionais, como o Portal de Projetos e o Portal do Ementário. Conforme o diretor do CPD, Gustavo Chiapinotto da Silva, o portal “surgiu a partir da necessidade de a Universidade ter uma plataforma única com informações sobre os docentes que atuam na instituição, suas especialidades, produções e projetos que participam. É uma ferramenta interativa que busca a divulgação e o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de conhecimento”.

De acordo com o vice-reitor, professor Luciano Schuch, o UFSM Publica é uma importante ferramenta de busca e integração da produção científica da Universidade. O portal institucional promete tornar mais acessíveis as informações relacionadas às pesquisas e aos pesquisadores vinculados à Universidade: “A UFSM tem uma intensa produção científica, a qual, em grande parte, permanece desconhecida por nossa comunidade. O portal UFSM Publica vai permitir que tanto a comunidade externa quanto a interna localizem áreas de interesse, pesquisas e pesquisadores com muito mais facilidade”, avalia Schuch. O vice-reitor destaca, ainda, a maior facilidade de integração entre pesquisadores e grupos, o que deverá estimular o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares na instituição.

Navegação – Na página inicial do portal UFSM Publica, é possível visualizar dados atualizados sobre as dimensões da Universidade – números de estudantes matriculados, docentes, técnico-administrativos e produções. Um menu lateral dá acesso a gráficos quantitativos sobre os centros de ensino, cursos, produções, projetos, estudantes e docentes. Já os links do menu superior levam à navegação por campi. A plataforma disponibiliza, ainda, uma ferramenta de pesquisa avançada, que permite a busca de informações sobre docentes ativos, especialidades, palavras-chave e unidades da instituição (centros de ensino e departamentos).

Pela navegação no Portal ou por meio da busca, também é possível acessar as páginas específicas de cada professor da Universidade. Nesse espaço, podem ser encontradas informações básicas de identificação e lotação do docente, suas áreas de interesse, palavras-chave, principais co-autores, dados de produções, orientações e projetos de que participa. Os dados são atualizados duas vezes por semana, a partir da Plataforma Lattes e do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), o sistema institucional da Universidade.

Com informações da Unidade de Comunicação Integrada da UFSM