Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

CAPES aprova curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na UFSM-FW

Na última quinta-feira (6), foi aprovada pela CAPES a proposta de mestrado acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental. O coordenador da proposta, professor Genesio Mario da Rosa, conta que a caminhada até a aprovação iniciou ainda em 2015 e, após alterações e incorporações, a proposta encaminhada para a CAPES em 2017 era sólida e consistente e foi então aprovada.

Há previsão de oferta de 15 vagas para o primeiro semestre de 2019, para interessados que desenvolvam pesquisas relacionadas à temática ambiental. Genesio afirmou que a avaliação sobre os projetos e alunos a serem aceitos pelo programa precisa ser criteriosa, pois é necessário que se mantenha a qualidade dos outros programas de pós-graduação já existentes na instituição. “Implantaremos um mestrado de qualidade, pois essa conquista de agora é uma vitória para nosso campus” salienta Genesio.

O diretor do campus, Arci Dirceu Wastowski, que também esteve à frente da proposta, acredita que um dos objetivos do mestrado é “dar espaço aos egressos de ampliar os seus conhecimentos na área ambiental, para dar sequência em seus estudos. Agora, os estudantes têm mais uma oportunidade de qualificação de alto nível aqui em Frederico Westphalen”. Em relação a isso, Genesio afirma que o mestrado traz também benefícios para a cidade e na região, já que “faremos pesquisas em nosso entorno, analisando os problemas e trazendo resultados e ações práticas que poderão ser aplicados” salientou Genesio.

O corpo docente do programa é multidisciplinar, contando com 13 docentes das áreas de Agronomia (5), Geografia (2), Engenharia Ambiental e Sanitária (2), Engenharia Ambiental (1), Ciências Biológicas (2) e Química Industrial (1). Com esses docentes, a CAPES mandaria 13 novas bolsas de mestrado, uma para cada orientador. “Abre-se campo de pesquisa para o país todo e traz recursos para Frederico Westphalen”, salienta Wastowski.

A UFSM-FW está inserida em uma região com forte atividade agrícola e pecuária. Com um destaque para a produção de suínos, de aves, além das culturas de trigo, milho e soja. Essas atividades criam intensa demanda de uso e de ocupação do solo e dos recursos hídricos, podendo gerar, por consequência, inúmeros impactos ambientais. Com isso, o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental almeja capacitar os estudantes para criar novas metodologias e tecnologias para o desenvolvimento ambiental e econômico viáveis.

Texto: Julia Cervo e Ariel Stival