Retrospectiva UFSM-FW em 12 tópicos

A UFSM-FW comemorou 12 anos de história no dia 16 de outubro. A assessoria de comunicação da UFSM-FW pediu aos servidores quais eram os fatos mais marcantes da história do campus. Abaixo, você confere os 12 tópicos da história da UFSM-FW citados em retrospectiva.

1. Inauguração dos primeiros prédios

SMARCA12ANOSOs primeiros blocos do campus (1 e 2) foram inaugurados em julho de 2007, após liberação dos recursos do REUNI.

2. Criação dos primeiros cursos

Os primeiros cursos que “nasceram” juntamente com a UFSM-FW, em 2006, foram Agronomia, Jornalismo e Engenharia Florestal.

3. Primeiro vestibular

Em 2006, ocorreu o primeiro vestibular para o CESNORS, com vagas para Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Em Frederico, as vagas destinavam-se aos cursos de Agronomia, Jornalismo e Engenharia Florestal.

4. Novos cursos

Entre 2009 e 2010, mais três cursos foram criados na UFSM-FW: Relações Públicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Sistemas de Informação.

5. Criação do Programa de Pós-Graduação de Agronomia – Agricultura e Ambiente

O PPGAAA foi aprovado pela CAPES em 2010 e teve a sua primeira turma iniciada em agosto de 2011. Atualmente, conta com 14 docentes vinculados ao programa. No segundo semestre de 2018, conta com 23 alunos matriculados.

6. Criação do Cursos à Distância

Em 2017, foi criado o curso em Licenciatura em Computação (EAD). Em 2018, o curso de Licenciatura Interdisciplinar Indígena (EAD). Os cursos são ministrados nos polos de Cruz Alta, Sarandi, Seberi, Palmeira das Missões e Três Passos

7. Troca de Vestibular para SISU

Em março de 2014, o Conselho Universitário decidiu por aderir integralmente ao SiSU como forma de ingresso na UFSM. A partir daquele ano, o vestibular foi extinto e para acessar a UFSM, o candidato necessita realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e após inscrever-se no SiSU.

8. Extinção do CESNORS, surgimento da UFSM-FW

Em março de 2016, o CESNORS transformou-se em UFSM-FW e UFSM-PM. A separação institucional favoreceu os processos de gestão das duas unidades, criando mais agilidade na tomada de decisão referentes à gestão.

9. Inauguração da casa do estudante

Em março de 2017, a UFSM-FW inaugurou o segundo bloco da Casa do Estudante. A ampliação proporcionou a duplicação do número de vagas ofertadas anualmente. Hoje, são 70 vagas.

10. Criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

A CAPES aprovou em setembro de 2018 a criação do PPGCTA. O curso de mestrado aprovado visa abrir oportunidades para as carreiras acadêmicas dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW. Além disso, é uma oportunidade para a consolidação das pesquisas dos docentes, já que com a pós-graduação é possível concorrer a editais de financiamento de pesquisas.

11. Caminho do RU e Fonte

A partir das avaliações dos docentes, discentes e técnico-administrativos da UFSM-FW, constatou-se a necessidade da construção de mais espaços de integração e da construção de uma calçada de acesso do Restaurante Universitário (que localiza-se no IFFar/FW). Ambas obras foram iniciadas em 2018. A Fonte/Jardim será inaugurada durante a Semana do Servidor Público.

12. 3º prédio de salas de aula e laboratórios

Os blocos 5 e 6 estão em construção. As obras do bloco 5 foram retomadas em 2018 após desistência da empresa vencedora da licitação anterior. O bloco 6 está sendo construído com recursos advindos da FINEP através de projeto do curso de Agronomia. A previsão de entrega está calculada para o segundo semestre de 2019.