Jornalismo, subjetividade e literatura: projeto Letramentos promove 1º Literação

Todo texto jornalístico é uma mediação da realidade e, portanto, está sujeito às vivências e crenças de quem o escreve e o lê. Partindo dessa ideia, o projeto de extensão “Compreender os letramentos locais para (in)formar novos leitores”, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM FW, promove no dia 14 de novembro, às 10h30, o primeiro Literação, evento que visa a discutir a literatura em suas múltiplas formas. O evento será realizado no Laboratório de TV e é uma proposta conjunta do projeto e da disciplina de Língua Portuguesa III.

Nesta primeira edição a convidada é a professora e jornalista Fabiana Moraes, da Universidade Federal de Pernambuco, autora do livro “O nascimento de Joicy”, que fará sua participação através de videoconferência. O objetivo principal do evento é discutir a subjetividade no jornalismo, tendo como ponto central a história de Joicy, uma transsexual que vive em Alagoinhas, interior de Pernambuco.
O evento é aberto a todo comunidade (acadêmica e externa) e será gerado certificado de horas ACGs para os participantes.

2º Literação acontecerá em Dezembro

A segunda edição do Literação: margens da poesia, será realizado no dia 05 de dezembro às 14h, também no laboratório de TV da UFSM FW. Em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, o projeto Letramentos trará a Frederico Westphalen o professor Pablo Berned, da Universidade Federal da Fronteira Sul. O tema será a literatura marginal, com destaque para a poesia.