Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Grupos PET da UFSM-FW participam de encontro sul-brasileiro

PET Ciências Agrárias e PET Engenharia Florestal participaram do evento na cidade de Pelotas.

Grupo de alunos em frente ao prédio amarelo da Escola de Agronomia da UFPELOs grupos do Programa de Ensino Tutorial (PET) da UFSM participaram, de 1ª a 4 de maio, do Encontro Regional dos Grupos PET do Sul (SULPET) na cidade de Pelotas (RS). O evento reuniu os grupos de diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 50 estudantes de dez grupos PET da UFSM, UFSM-FW e UFSM-PM estiveram no evento que tem objetivo de discutir temas importantes e promover a integração dos Programas.

Durante o evento são promovidas atividades como Grupos de Discussão e Trabalho, apresentações orais e oficinas/mini cursos. O PET Ciências Agrárias da UFSM-FW coordenou o minicurso sobre plantas medicinais. Além disso, dois trabalhos sobre ações realizadas durante o ano de 2018 foram apresentados.

“Perfil dos Consumidores de produtos orgânicos” – Gabriel Pasinatto – PET Ciências Agrárias UFSM-FW

Projeto de pesquisa realizado através questionário online com o intuito de buscar o entendimento do público a respeito do que compreende a alimentação e produção de orgânico além de buscar informações sobre orgânicos.

Grupo de alunos do Pet Ciências Agrárias recebendo o Atestado Destaque. 3 alunos homens brancos agachados e 7 alunos, sendo 3 homens e 4 mulheres, todos brancos, em pé.“A educação ambiental e cidadã como agente de transformação social: o caso da Pedreira” Gabrieli Santi – PET Ciências Agrárias UFSM-FW

Projeto de Extensão realizado com a CUFA Frederico Westphalen e buscou melhorar a qualidade de vida dos moradores da Pedreira e instigar principalmente as crianças sobre a importância com o meio ambiente. A Pedreira é um bairro em que a extração de minérios foi encerrada e mesmo nesse período pode causar problemas socioambientais. O PET realizou a limpeza do local, plantio de forrageira (para cobertura verde do local) e adubação e plantio das mudas.

Este último recebeu Atestado de Destaque entre os trabalhos apresentados no evento.

PET da UFSM participam do SULPET

A UFSM possui 19 grupos PET. Os programas participantes do XXII SULPET:

UFSM-PM: PET Enfermagem

UFSM-FW: PET Ciências Agrárias e PET Engenharia Florestal

UFSM SEDE: PET Odonto, PET Enfermagem, PET Comunicação, PET Cisa, PET Matemática, PET Biologia, PET Indígena

O PET Enfermagem UFSM também ministrou oficina sobre primeiros socorros. A UFSM esteve presente no evento com um total de sete trabalhos apresentados.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa PET foi criado em 1979 pela CAPES e transferido em 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, quando sua sigla passou a designar Programa de Educação Tutorial.

O objetivo do programa é, através de grupos tutoriais de aprendizagem, buscar propiciar aos alunos sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica.

O SulPET acontece anualmente desde 1998 com objetivo de articular e proporcionar um espaço de discussão interdisciplinar para a ampla formação dos alunos quanto cidadãos. O evento proporciona um momento de troca de informações entre os grupos PET e também delibera questões administrativas do programa que são encaminhadas posteriormente ao Encontro Nacional de PETs – ENAPET.

Confira o vídeo criado pelo Núcleo de Comunicação da UFSM-FW com a participação dos grupo PET no evento:

Grupos PET UFSM-FW estiveram no XXII SulPET

Os grupos PET da UFSM-FW – Pet Ciências Agrárias FW e PET Engenharia Florestal – FW – estiveram no XXII Sulpet – Pelotas e nós acompanhamos a experiência e criamos esse vídeo sobre a participação deles!> O Pet Ciências Agrárias FW recebeu prêmio destaque no evento pelo trabalho desenvolvido na comunidade da Pedreira em Frederico!

Publicado por UFSM Frederico Westphalen em Sábado, 4 de maio de 2019