Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

UFSM apresenta situação após o corte de verbas para a comunidade frederiquense

Reitor Paulo Afonso Burmann participou da sessão da Câmara de Vereadores na última terça-feira

Paulo Afonso Burmann, Reitor da UFSM. Homem branco, com cabelo parcialmente grisalho, vestindo terno cinza, camiseta branca e gravata azul. Ele está falando ao microfone, em frente a um púlpito de cor preta. Em cima do púlpito há um notebook cinza.Com o anúncio feito pelo MEC do corte de verbas em todas as Universidades Federais, a Universidade Federal de Santa Maria teve 46 milhões do seu orçamento bloqueado. Diante do pronunciamento, a preocupação da população em geral e, principalmente da comunidade acadêmica se tornou ainda mais evidente.

Para expor à sociedade de Frederico Westphalen a real condição da instituição frente ao bloqueio orçamentário, o reitor Paulo Afonso Burmann esteve na noite da última terça-feira, 07, na Sessão da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, realizada no auditório da Universidade Regional Integrada (URI), que foi acompanhada pela comunidade acadêmica e cidadãos frederiquenses.

O reitor expôs sua preocupação e disse que a Universidade já havia feito sua programação a partir de valores e orçamentos reduzidos. Este último corte, de tamanha grandiosidade, não era esperado. Relatou durante a sessão que a UFSM já tinha sofrido reduções em seu orçamento desde 2014, “esse orçamento chega em um momento em que há uma imensa dificuldade de cortar ainda mais, porém, vamos fazer essa lição de casa, apostando inclusive que, haverá uma reversão desse corte”.

Burmann enfatiza que a Universidade foi feita para a sociedade e que é nesse espaço que um futuro melhor será construído. O reitor acredita que nesse momento, “o caminho certo é o entendimento, o caminho da defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade como estratégia de desenvolvimento para o país”.

O reitor dá ênfase para Frederico Westphalen e os demais campi fora de sede e diz que precisam de uma assistência especial por não ter a estrutura que a sede possui. Ele demonstrou que a cidade também perderá com a desvalorização das instituições federais, como a UFSM, pois a comunidade acadêmica representa grande porcentagem da economia do município. Durante a sessão, o reitor informou que a folha de pagamento da UFSM-FW é de R$ 22 milhões anuais, o que, segundo o prefeito José Alberto Panosso, representa 25% do orçamento do município. Para Panosso, “eu totalmente contra o corte porque vai prejudicar muito o crescimento das regiões e desenvolvimento dos municípios”. O prefeito ressaltou que a UFSM-FW ajuda a Administração Municipal através de parcerias com alunos, professores e projetos, além de gerar um impacto positivo na economia da cidade.

Burmann comenta que foi gratificante ver a participação de um grande número de pessoas na sessão e ressalta que é um assunto de interesse público, que faz despertar na população a vontade de entender o que de fato acontece. “Foi emocionante ver uma participação tão intensa da comunidade de Frederico Westphalen e do nosso campus, com a presença de estudantes, professores, técnicos, vereadores, prefeito e todas as lideranças da comunidade”. Para finalizar sua fala aos presentes, o reitor agradeceu a oportunidade de estar presente na sessão e solicitou apoio das lideranças e da comunidade a favor das Universidades Públicas.

O diretor do campus frederiquense, Arci Dirceu Wastowski, relembra a história da UFSM em Frederico Westphalen e fala da oportunidade que os jovens, especialmente da região, tem ao poder estudar em uma Universidade de qualidade perto de seus lares. O diretor relembra os dados realizados em pesquisa feita pelo Núcleo de Divulgação Institucional do campus: “60% dos atuais estudantes da UFSM-FW são da região Associação de Municípios da Zona de Produção (AMZOP) e 84% têm origem da região noroeste do Rio Grande do Sul, ou seja, da região em que estamos localizados”. Arci pede, ainda, a colaboração da comunidade e espera que os gestores do país revejam a situação do bloqueio orçamentário.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Frederico Westphalen, Junior Panosso, ao final da fala do reitor afirmou: “determinamos, à diretora da casa e ao assessor jurídico, para trabalhar na frente parlamentar em defesa da universidade pública”. A sessão foi encerrada com aplausos frente a confirmação do apoio dos vereadores à causa das Universidades Públicas.

Texto: Helena Knob
Revisão: Julia Cervo e Mirian Quadros