UFSM-FW realiza treinamento para a Patrulha Ambiental da Brigada Militar

O treinamento teve objetivo de capacitar os patrulheiros para uso e manejo de Drones.

Quatro patrulheiros ambientais com farda cinza, olham o tablet que monitora o drone. O tablet é segurado por um aluno branco de cabelos morenos, que está vestindo calça jeans e camiseta roxa. O drone está no chão, em frente a todos eles.Na tarde do dia 30, professores e alunos do curso de Engenharia Florestal capacitaram membros da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Frederico Westphalen para o uso e manejo de Drones. A iniciativa surgiu a partir de uma demanda do próprio batalhão, que comprou o equipamento para fiscalização, mas não sabia como utilizá-lo.

O treinamento aconteceu nas dependências da universidade e foi ministrado pelo Professor Marciano Friedrich em conjunto com Eduardo Rieder, Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal da UFSM-FW. Estiveram presentes seis soldados do batalhão, dentre eles a Comandante Juliana Celita Lahr, que agradeceu a oportunidade e o acolhimento da universidade.

O Drone, muito utilizado na agricultura de precisão, se tornou também um novo aliado dos organismos ambientais na proteção, fiscalização e gestão do Meio Ambiente.  A Patram acredita que o uso do Drone facilitará na identificação de irregularidades principalmente em áreas de difícil acesso. Em entrevista, a Comandante reforçou a importância desta iniciativa, pois sem o treinamento necessário, não poderiam utilizar o equipamento. Para ela, o uso do Drone é um grande avanço pois otimiza o tempo dos soldados, além de material e deslocamento com viaturas, já que proporciona uma ampla visão de área.

O treinamento foi considerado um grande avanço, não só para a Patram, mas também para universidade que valoriza a disseminação do conhecimento. Além disso, a Brigada Militar levantou interesse em outras parcerias com a UFSM – Frederico Westphalen, já envolvida em projetos de defesa ao Meio Ambiente no município.

Nesse sentido, de acordo com o Professor Rafaelo Balbinot, responsável pela iniciativa e mediação entre a universidade e a Patram, será lançado um Projeto de Extensão para possibilitar a constante atualização dos integrantes da Patram. Para o Professor, a iniciativa gerou um grande impacto positivo, já que a capacitação permitirá ampliar a fiscalização de crimes ambientais, gerando economia de dinheiro público, diminuição de riscos e aumento da capacidade de fiscalização.

O Projeto de Extensão irá aperfeiçoar o uso do Drone, visando questões e necessidades diárias da Patram. Como conta o Professor Marciano Friedrich, o próximo encontro será totalmente prático, ao contrário do primeiro que abrangeu questões gerais de apresentação e familiaridade com o Drone. Dos conteúdos do projeto de capacitação, destaca-se a possibilidade de visões cada vez mais panorâmicas e medições ainda mais precisas. Segundo Marciano: “Na medida em que estudamos e pesquisamos as limitações e os potenciais de uma tecnologia, queremos compartilhá-la, essa é a mensagem do nosso projeto. Extrapolar para fora da universidade o que pode ser útil para outras pessoas ou organizações”.

Texto: Mariana Juliani

Edição: Julia Cervo