Estudantes do 3º ano do Colégio Roncalli visitam campus da UFSM Frederico Westphalen

Na manhã desta quarta-feira (03), os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli visitaram a UFSM campus Frederico Westphalen para uma visita técnica aos laboratórios dos cursos ofertados pela universidade.

Os alunos foram recebidos pelo diretor Arci Dirceu Wastowski, que falou sobre a história da Universidade em Frederico e em Santa Maria. Após, os estudantes assistiram a um vídeo tutorial sobre o processo do SISU (Sistema de Seleção Unificado) que seleciona 305 estudantes na UFSM-FW anualmente para os cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação. O estudante do Roncalli, Patrick Bonissoni, afirma que “particularmente gostei bastante da visita, achei organizada, e a maneira com que os cursos foram apresentados foi bem interessante. Valeu a pena”.

A Relações Públicas da UFSM-FW, Julia Cervo, apresentou para os presentes as especialidades do sistema de cotas do SISU. “O sistema de cotas causa bastante dúvidas, então precisamos explicá-lo aos alunos para que não façam escolhas equivocadas na hora da inscrição”, afirma Julia. Ela ainda fala que é comum as pessoas acreditarem em falas informações sobre as cotas. “Todas as cotas são de escola pública, se você não for estudante de escola pública, não tem como concorrer nas cotas de autodeclaração, renda ou pessoa com deficiência”.

Após este momento de explanação sobre os alunos visitaram um laboratório de cada curso ofertado pela UFSM-FW.

– Estúdio de TV (do curso de Jornalismo)
– Agência Íntegra (do curso de Relações Públicas)
– Laboratório de Águas (do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária)
– Laboratório de Agricultura de Precisão (do curso de Agronomia)