Projeto Vídeo Entre-Linhas e a busca pela formação audiovisual dos jovens no interior do Estado

A Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen, foi criada no ano de 2006, tendo com um de seus principais objetivos, interiorizar o Ensino Superior no Estado. Em 2008, o projeto de extensão Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores em Frederico Westphalen e Região iniciava suas atividades com a comunidade buscando a representação social dos sujeitos e temáticas invisibilizadas pela mídia. O projeto atua em quatro escolas por ano com oficinas sobre história e conceitos ligados à produção audiovisual, além da realização de mostras de cinema na comunidade.

Idealizado pela professora Cláudia Herte de Moraes, e atualmente coordenado pela professora Janaína Gomes, o projeto de extensão visa à formação dos jovens para o audiovisual nas escolas municipais e estaduais da Região, através da produção de curtas-metragens que abordam as temáticas de interesse dos participantes. Nestes onze anos de atuação do projeto, as temáticas passaram por alterações, como nos conta a professora Janaína, “As temáticas, com certeza vão se atualizando e vão refletindo o que está acontecendo nessa comunidade, por isso o projeto trabalha com a temática livre”. Ainda de acordo com a professora, isso é resultado da autonomia dos jovens no processo de idealização e produção dos curtas.

Uma das inquietações do projeto é a busca pela representação social de sujeitos e lugares que não são visibilizados pelas mídias. Assim, o projeto Vídeo Entre-Linhas, através do audiovisual, visa também o empoderamento da comunidade que cerca a UFSM FW, usando para isso a representação de suas vivências e histórias pela produção cinematográfica. As trocas promovidas através das Mostras de Cinema nas escolas torna-se um meio de fomento à cultura cinematográfica no interior do Estado e mais que isso, segundo Janaína, “a Mostra é o cerne da jogada. Faz parte da estrutura do projeto, que é levar as produções de uma comunidade rural para outra”.

O projeto é formado por acadêmicos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM FW, que veem a extensão como parte fundamental de sua formação e o um meio eficaz de contribuir para as mudanças sociais. Estes estudantes, ao ministrar as oficinas, criam um sentimento de identificação com os jovens contemplados pelas ações do projeto, contribuindo assim para o que curta seja produzido em um ambiente de liberdade expressão e representação dos cenários sociais os quais fazem parte. A extensionista e bolsista do projeto, Denise Nunes Fontana, revela o sentimento de identificação existente nas atividades do projeto: “Acredito que o fato de também sermos estudantes nos aproxima muito dos jovens com os quais trabalhamos. Estes perdem o medo de se expressar porque nós não criamos um ambiente de sala de aula como estamos acostumados. No projeto tentamos dar aos participantes autonomia para eles criarem, falamos de estudante para estudante, servimos como auxiliadores no processo de aprendizagem audiovisual.” E assim, buscando a representação social, visibilidade de sujeitos e histórias através da identificação dos jovens com a comunidade acadêmica, que o projeto de extensão Vídeo Entre-Linhas completa em 2019 onze anos de atuação em Frederico Westphalen e Região.

Esta reportagem faz parte das ações de visibilidade à extensão da UFSM em Frederico Westphalen, uma iniciativa do projeto Divulga Extensão, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Núcleo de Divulgação Institucional do campus UFSM Frederico Westphalen e da Agência Experimental de Notícias da Hora. O projeto conta com recurso do Fundo de Incentivo à Extensão – FIEX UFSM.