Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Feira de Produtos Orgânicos promove integração e discussão sobre hábitos alimentares na UFSM-FW



O Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS) é responsável pelo acompanhamento das alterações do mercado de orgânicos no país, realizando a cada dois anos pesquisas para o monitoramento desse setor. A última avaliação, realizada em 2017, revela um aumento significativo do consumo de alimentos orgânicos no país, no qual 6 em cada 10 consumidores priorizam esses alimentos na hora da compra. Entre os produtos mais consumidos encontram-se as verduras, representando 63% das vendas, os legumes e as frutas, com 25%, e os cereais, com 12%.

companhando o aumento do consumo de orgânicos surge, também, o interesse em saber sobre o processo envolvido nesta forma de produção. 
Alguns aspectos como a sustentabilidade, a preservação, a equidade e a
integração devem ser considerados pelos agricultores que optam por esta forma de produção. Dessa forma, a produção de orgânicos é bem mais que uma prática, tornando-se uma filosofia de vida. O produtor, ao utilizar produtos isentos de contaminantes, opta pela preservação da área ocupada, aderindo às práticas de preservação do solo, da água e do ar. Conforme ressalta Ibanez Gonçalves, um dos agricultores participantes da feira
na UFSM FW, “a produção orgânica proporciona não só alimentos de qualidade, mas também uma consciência ambiental sobre o espaço de implementação da prática, mudando a forma de olhar e respeitar a natureza”.

O programa de extensão da UFSM FW, Fiat Panis: alimentação e agricultura
familiar em Frederico Westphalen mobiliza produtores orgânicos da região para a exposição em feiras dentro da Universidade, promovendo a integração e discussão sobre a alimentação saudável. Além dos ciclos de palestras, realizadas em datas específicas durante o ano, o coordenador professor Oscar Augustín Torres Figueredo, destaca as visitas técnicas feitas aos produtores e a importância deste intercâmbio de conhecimentos para o acadêmico “Os alunos enxergam na realidade o que é muito pouco apresentado em aula. Demonstram que estão gostando de vivenciar essas
práticas, ver, tocar, trabalhar e sentir a produção, compreender a necessidade da ação humana para produção orgânica”, comenta Oscar.
A produção orgânica pode ser considerada uma forma de emancipação social, através da mudança de hábitos alimentares e independência financeira. A produtora Juliana dos Passos, participante dessas feiras, relata que após passar por problemas de saúde devido à má-alimentação mudou completamente o estilo de vida, mudou-se para o campo e iniciou a produção de orgânicos, alterando seus hábitos alimentares e alcançando o sucesso profissional. “Consegui conquistar meu espaço. Estou aqui
participando da feira, trabalho no plantio, no manejo e na colheita. É prazeroso produzir um alimento de qualidade para as pessoas”, comenta Juliana.

A partir do momento que temos o conhecimento de todos os aspectos intrínsecos à produção de orgânicos, como o respeito à natureza e ao bem-estar humano, compreendemos que a nossa participação em feiras orgânicas estimula um mercado apoiado em valores socioambientais. As feiras são realizadas quinzenalmente no hall do prédio central do campus da UFSM FW, promovidas pelo projeto Fiat Panis e contam com a participação dos grupos Promotores da Vida e Orgânicos do Barril.

Acompanhe mais informações sobre a produção e a realização das feiras pela página no Facebook do projeto @fiatpanisufsm e no perfil no Instagram @fiatpanisufsmfw. 

Esta reportagem faz parte das ações de visibilidade à extensão da UFSM em Frederico Westphalen, uma iniciativa do projeto Divulga Extensão, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Núcleo de Divulgação Institucional do campus UFSM Frederico Westphalen e da Agência Experimental de Notícias da Hora. O projeto conta com recurso do Fundo de Incentivo à Extensão – FIEX UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6618

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes