Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW comemora 10 anos

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW comemorou 10 anos no último sábado (31). O evento reuniu alunos, egressos, professores e servidores da UFSM que fizeram parte do desenvolvimento do curso e contou com a presença da Direção do campus e do Prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso.

A programação contou com compartilhamento de experiências da comunidade acadêmica possibilitadas pela existência do curso no município. Além disso, foi realizado um concurso de maquetes que representavam as áreas de atuação dos profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária. A programação teve, ainda, mostra de trabalhos de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos no campus. À tarde, foi feito o depósito de uma cápsula do tempo com bilhetes que registram as expectativas dos egressos e atuais estudantes do curso para a profissão e a visão dos professores acerca do futuro do curso.

Durante os últimos 10 anos, já passaram pela graduação quase 600 alunos de acordo com a Professora Eliane Pereira dos Santos, coordenadora do curso. O curso começou em 2009, e segundo Eliane “é uma área relativamente nova, mas que vem ganhando cada vez mais espaço na comunidade frederiquense, na região, no estado e no país”.

A egressa da primeira turma de Engenharia Ambiental e Sanitária, Natana Schmachtenberg, que atua na Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (FEPAM) salientou como foi importante o curso na sua carreira, “eu aplico todo dia o que aprendi na UFSM, a cada fiscalização que eu faço me reporta a algum momento vivido no curso, e depois desse tempo eu consigo como foi importante o curso e a Universidade para que eu me tornasse a profissional que eu sou hoje”, destacou a egressa.

A professora Eliane afirmou que a graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária não se faz sozinha, “é preciso dos docentes, técnicos administrativos, terceirizados e acadêmicos para que possamos ter um curso de excelência”.

Texto: Ariel Stival

Edição: Julia Cervo