Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Projeto de extensão da UFSM promove a integração cultural em Frederico Westphalen

A Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen recebe muitos estudantes oriundos de outros Estados do país. Este ambiente de diversidade cultural é resultado da inserção de jovens pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), adotado pela instituição em 2016. Com a distância de casa e da família, muitos se sentem deslocados, inseguros e com saudades. Em busca de reduzir esse impacto nos estudantes, é que se cria o projeto de extensão Frederico abraça a diversidade cultural: o fenômeno da presença de estudantes da UFSM oriundos dos estados brasileiros na cidade, uma iniciativa da acadêmica de Relações Públicas, Fernanda Rodrigues, vinda do estado de Pernambuco.

O projeto é interdisciplinar, tendo a participação de alunos de Agronomia, Jornalismo e Relações Públicas da UFSM FW. Estes, oriundos de diferentes cidades de São Paulo, Pernambuco, Paraná e do Rio Grande do Sul. A partir das orientações do coordenador professor Jones Machado, o qual abraçou a ideia do projeto e auxiliou a criação do mesmo, foi elaborada uma pesquisa com o objetivo de identificar as percepções dos alunos sobre como a cidade tem os acolhido. A pesquisa serviu de base para definir as ações que o projeto desenvolveria ao longo do ano.

O Guia do Migrante, disponível em formato digital e em impresso, será distribuído para os calouros no início do próximo ano, 2020, e disponibilizado no site da UFSM. Conforme ressalta Axel Mariotto, acadêmico de Agronomia e extensionista do projeto, “a intenção foi apresentar informações sobre Frederico para as pessoas que vêm de outros Estados e não conhecem a cidade. Este guia tem informações como o endereço e horário de funcionamento de restaurantes, de farmácias, de mercados e até mesmo nome de ruas e bairros”. No final desta matéria está disponível o arquivo para acesso.

Outra ação que será desenvolvida pelo projeto é o MeetUp Cultural, um encontro cultural envolvendo expressões artísticas e aspectos característicos das cinco regiões do país. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Jones Machado “este será o momento de visibilizar esses alunos e sua arte. Espera-se que a cidade abrace esta diversidade que é fundamental para o seu crescimento cultural e econômico”. A UFSM FW possui 1.050 estudantes regulares, a maioria de outras cidades do Estado e de outras regiões do país.

A imprensa local também será beneficiada com as ações do projeto, ao receber um guia de fontes. Fernanda ressalta que “neste guia a imprensa pode conferir a lista de alunos que vem de outros estados brasileiros, que tem algum talento. Com este material nós esperamos que a cidade conheça mais os talentos dos alunos da UFSM FW e que possam surgir mais oportunidades para eles”. Espera-se que, conforme o tempo passe e as atividades sejam realizadas, cada vez mais a cidade abrace e reconheça a importância de ter um espaço de diversidade e que os alunos que chegam de outros lugares possam se sentir cada vez mais acolhidos e reconhecidos nos espaços ocupados em Frederico Westphalen.

Esta reportagem faz parte das ações de visibilidade da extensão da UFSM em Frederico Westphalen, uma iniciativa do projeto Divulga Extensão, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, do Núcleo de Divulgação Institucional do campus UFSM Frederico Westphalen e da Agência Experimental de Notícias da Hora. O projeto conta com recurso do Fundo de Incentivo à Extensão – FIEX UFSM.