Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Repassando conhecimentos: 50 alunos da UFSM-FW retornam às suas escolas de origem



Durante a semana de Jornada Acadêmica Integrada (JAI), realizada entre os dias 21 a 25 de outubro, a UFSM-FW realizou uma ação de divulgação nas escolas de ensino médio. Os voluntários dos cursos de graduação que não participaram da Jornada, puderam retornar às suas escolas e falar aos alunos e professores sobre a UFSM e o SISU.

O projeto foi idealizado pela professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Mariza de Camargo e executada pelo Núcleo de Divulgação Institucional da UFSM-FW. “Durante a semana da JAI, alguns alunos não participam do evento, e como as aulas são suspensas, conseguimos criar um projeto paralelo ao evento para que, quando os estudantes voltassem para sua cidade natal, pudessem ir até as suas escolas de origem e falar um pouco sobre os cursos e forma de ingresso na universidade”, relata Julia Cervo, relações públicas do campus.

Os alunos da UFSM-FW passaram por um treinamento, momento em que também tiraram dúvidas e receberam o material como vídeos e slides para apresentar aos estudantes de ensino médio. Essa ação envolveu 50 alunos da Universidade e 23 escolas de diversas cidades, contabilizando aproximadamente 800 alunos de terceiros e segundos anos.

Repassar seus conhecimentos sobre o curso e a instituição foi uma experiência diferente, como fala o aluno do curso de Agronomia, Everton Manfio que visitou a escola Padre Francisco Goettler, em Jaboticaba: “Poder visitar a nossa antiga escola foi uma grande experiência, todos os professores nos receberam muito bem, inclusive orgulhosos de ver seus antigos alunos estudando em uma universidade”. O aluno, ainda, relata a percepção por parte dos alunos da escola sobre os conteúdos passados e sobre a universidade. “Nota-se que alguns alunos não conhecem tanto. Tiveram alunos que se interessaram pelos cursos, inclusive entraram em contato comigo para tirar algumas dúvidas depois da apresentação”, complementa o estudante.

Dessa forma, a UFSM-FW conclui mais uma ação de Divulgação Institucional com o objetivo de repassar conhecimento sobre o SISU e sobre o ensino público gratuito. Além dessa ação, o campus de Frederico Westphalen recebe, quinzenalmente, estudantes de escolas da região para que conheçam cada um dos cursos ofertados e a estrutura da Universidade.

Lista de cidades visitadas

Barracão/ PR
Boa Vista do Buricá/RS
Cachoeirinha/RS
Carazinho/RS
Coronel Bicaco/RS
Crissiumal/RS
Espumoso/RS
Faxinal do Soturno/RS
Frederico Westphalen/RS
Iraí/RS
Jaboticaba/RS
Joaçaba/RS
Jóia/RS
Miraguaí/RS
Nonoai/RS
Nova Boa Vista/RS
Nova Hartz/RS
Passo Fundo/ RS
Sagrada Família/RS
Salto do Jacuí/RS
São Leopoldo/RS
São Pedro das Missões/RS
Sarandi/RS
Tenente Portela/RS
Três Passos/RS
Vicente Dutra/RS

Texto: Helena Knob

Edição: Julia Cervo


Publicações Recentes