Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM atualiza Guia de Identidade Visual



Com o lançamento da Política de Comunicação em 2018, a UFSM vem revisando diversos processos, fluxos e produtos de comunicação, entre eles, o uso da marca (brasão e monograma) da instituição. O brasão e o monograma tiveram seus traços discretamente atualizados e a distribuição dos elementos revisada para uma melhor visualização em materiais de divulgação.

O novo Guia de Identidade Visual, aprovado pelo Comitê de Política de Comunicação em 19/11/2019, prevê a aplicação do brasão e do monograma em diversos formatos, cores, trazendo especificações, recomendações e restrições quanto ao uso da marca. O Guia traz, neste primeiro momento, diretrizes de marca para as pró-reitorias e campi fora de sede, de forma a integrar a comunicação institucional e expandir a representatividade da marca para toda a administração central e para as cidades que possuem campi.

O Grupo de Trabalho Identidade Visual, formado por professores e técnicos das áreas de Desenho Industrial, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Relações Públicas, aplicou uma pesquisa sobre a percepção da comunidade universitária em relação à marca, na qual constatou-se forte identificação dos públicos com a identidade visual da Universidade. Também foram analisados exemplos de como outras Universidades aplicam seus brasões e representam suas subunidades (pró-reitorias e campi).

A partir deste Guia publicado, o Grupo de Trabalho pretende dar continuidade aos estudos para, nos próximos meses, incluir no Guia diretrizes para a aplicação das demais marcas ligadas a órgãos, centros de ensino, cursos, laboratórios, grupos de pesquisa, etc.

Identidade Visual na UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria, desde sua fundação, em 1960, apoia sua imagem no símbolo máximo que representa a instituição: o Brasão. Redesenhado em 1996, mantém todos os elementos que o originaram: 

  • Os três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão;

  • A flor-de-lis, simbolizando a purificação e o archotes com a Chama do Conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria;

  • O brasão, denotando moral e respeito;

  • A frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria.

Além do Brasão, existe um outro elemento importante que compõe a identidade visual da Universidade: o Monograma. Juntos, Brasão e Monograma exercem um papel fundamental, simbolizam, através de seus elementos gráficos, a trajetória de uma Universidade comprometida com a qualidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Grupo de Trabalho Identidade Visual
– Danielle Wille – Curso de Comunicação Social/Produção Editorial
– Estevan Poll – Núcleo de Comunicação Institucional/Centro de Ciências Sociais e Humanas
– Eugênia Barrichello – Coordenadoria de Comunicação Social
– Evandro Bertol – Núcleo de Comunicação Institucional/Centro de Artes e Letras
– Jéssica da Silva – Curso/Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas 
– Sandra Depexe – Curso de Comunicação Social/Produção Editorial
– Sendi Spiazzi – Unidade de Comunicação Integrada/Pró-Reitoria de Planejamento  
 
Com informações da Unidade de Comunicação Integrada

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6811

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes