Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Região de Frederico Westphalen aponta as demandas para a Extensão da UFSM

Com a participação de mais de 1.690 votantes na plataforma de coleta de dados on-line, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou, nesta segunda, 16, as prioridades para as ações de extensão desenvolvidas pela UFSM nos quatro campi da Instituição. Na região de Frederico Westphalen, a prioridade apontada pela comunidade foi para programas e projetos voltados ao Meio Ambiente (com 295 votos dos 645 registrados no campus). Além disso, as áreas de Saúde e Educação, no segundo e terceiro lugar, respectivamente, também foram apontadas pela comunidade regional como eixos importantes para as ações desenvolvidas na sociedade.
As demandas apresentadas pelos votantes e os resultados do Fórum Regional realizado no mês de novembro, juntamente, serão utilizados para o direcionamento dos recursos financeiros do Fundo de Incentivo à Extensão -FIEX). Na última edição presencial do Fórum, em novembro, a região havia  apontado a necessidade de mais ações voltadas não só à inserção da UFSM nas escolas públicas de região, como também à gestão de recursos naturais — em especial, à gestão hídrica na Agricultura.
Após a publicação dos dados, os projetos e programas extensionistas que estão alinhados a essas demandas são considerados prioritários para receber o financiamento da Instituição. A expectativa é que o resultado dos projetos contemplados com os recursos seja divulgado em março de 2020, após o processo seletivo interno realizado pelos centros de ensino da UFSM.

Agenda 2030
Com o início da nova década e a 10 anos do prazo da Agenda 2030 — que propõe 17 objetivos para que os países promovam um desenvolvimento científico, econômico e social sustentável —, a Pró-Reitoria de Extensão projeta novidades para o Fórum Regional Permanente de Extensão. A nova plataforma de coleta de dados, que já vem sendo trabalhada pela PRE, permitirá que o usuário eleja em qual dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a UFSM deve concentrar os seus recursos. Assim, a PRE pretende se alinhar, cada vez mais, à organização mundial que busca a construção de um mundo mais sustentável e humano.

Texto: Wellington Hack / Pró-Reitoria de Extensão
Revisão: Erica Medeiros / Pró-Reitoria de Extensão