Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-FW e IFFar-FW unidos para produção e entrega de EPIs



O Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen /9IFARR-FW), em parceria com a UFSM-FW, imprimiu protetores faciais para serem utilizados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais da saúde. A cooperação das duas unidades de ensino para esse projeto iniciou há menos de um mês em função da pandemia do novo coronavírus.

Os protetores faciais foram produzidos pelo IFFAR-FW a partir de uma impressora 3D e entregues pela UFSM-FW ao hospital do município de Caiçara. Até o momento, 10 máscaras faciais para teste e aprovação dos profissionais da saúde.

A aprovação das máscaras já foi confirmada pelo hospital e a produção de novos materiais de proteção continuarão a ser impressos assim que o IFFAR-FW receber o filamento PLA (conhecido como ácido polilático).  Esse é o principal suprimento para a produção e impressão 3D dos protetores faciais. 

Enquanto isso, a secretária executiva da UFSM-FW, Silvane Brand, está contatando os hospitais da região para verificar a necessidade dos EPIs e das máscaras de proteção. Assim que possível, mais protetores faciais serão entregues para unidades e postos de saúde das cidades vizinhas.

Gláucio Ricardo, representante do IFFAR-FW na parceria das duas instituições, pontua que a ideia e a construção do projeto surgiu entre ele e a psicóloga da Núcleo de Apoio Pedagógico da UFSM-FW, Laís Piovesan, e não precisou de acordos escritos. “Foi algo mais imediato, com o intuito de agilizar a adequação para os hospitais regionais para a pandemia”, afirmou Gláucio.

Texto: Gabriela Esteves / Edição: Julia Cervo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6963

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes