Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Boletim agrometeorológico produzido por docente da UFSM-FW aponta deficiência hídrica em Frederico Westphalen




Pesquisadores da UFSM-FW produziram um Boletim Agroclimatológico para a cidade de Frederico Westphalen, compreendendo dados do ano de 2019 e do primeiro trimestre de 2020. O docente, professor Dr. Braulio Otomar Caron, integra o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Agricultura e Ambiente (PPGAAA) e discente, Claiton Nardini, é estudante do curso de Engenharia Florestal.

O professor do programa explica que o boletim é um conteúdo que informa as condições meteorológicas para a região que a Estação Meteorológica de Frederico Westphalen abrange. “Estamos enfrentando um período delicado, sobretudo com relação a precipitação de chuva e muito se tem falado, mas não tinha visto algo escrito sobre o mesmo. Resolvemos elaborar o boletim para informar o que realmente aconteceu no ano passado e no primeiro trimestre de 2020”, comenta Braulio.

Sobre o desenvolvimento do material informativo, o professor esclarece que para a coleta de dados, foi necessário observar as informações meteorológicas que seguem o padrão da Organização Meteorológica Mundial. Depois disso, os pesquisadores explicam que compararam as mesmas com a Normal Climatológica da Estação Convencional de Iraí.

Além de apontar a deficiência hídrica enfrentada na cidade de Frederico Westphalen e na região, é possível observar outras colocações por meio do Boletim Agroclimatológico. Sobre isso, Braulio reitera que “o ano de 2019, de acordo com os dados e para as condições de contorno, não apresentou sinais de mudanças significativas nos elementos estudados, sobretudo a precipitação, com exceção de alguns meses, conforme observado. Os dados de temperatura média do ar estão muito próxima da normal climatológica, o que não se observa para as temperaturas mínimas”.

Para o professor, a importância do Boletim Agroclimatológico para a cidade de Frederico Westphalen e para a região se dá ao passo que o mesmo pode proporcionar subsídios para a tomada de decisão no setor primário. “É um meio de buscar informações verdadeiras de previsão do que pode acontecer com os principais elementos meteorológicos no período das culturas de verão e inverno”, descreve Braulio.

Em relação ao momento social que estamos vivendo, um período de pandemia global, o professor afirma que as informações do Boletim podem ser utilizadas para não agravar ainda mais o contexto. “A ciência é importante em todas as esferas. Acreditar nela e nos profissionais que estudaram e continuam estudando é de fundamental importância”. E, em função disso, acredita que “devemos usar de forma correta os recursos naturais, aqui em especial a chuva. Para os técnicos que atuam no setor primário, bem como toda a cadeia produtiva, é importante fazer os planejamentos necessários para minimizar perdas”, esclarece o professor.

Para acessar o Boletim Agroclimatológico para Frederico Westphalen-RS ano 2019 e primeiro trimestre de 2020, clique aqui.

Texto: Gabriela Esteves / Edição: Julia Cervo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-7002

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes