Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Disciplina de Jornalismo Ambiental promove palestras em junho



Nos dias 10 e 19 de junho acontece a terceira edição do evento “Consciência Ambiental”, realizado pelas turmas de Jornalismo desde 2016, com objetivo de aproximar as temáticas da comunicação e da cidadania ambiental. Neste semestre, em função da pandemia, serão realizadas duas palestras online, abertas ao público, especialmente estudantes universitários e interessados em meio ambiente.
As palestras serão de assuntos tratados na disciplina Jornalismo Ambiental, ofertada pela professora Cláudia Herte de Moraes. No dia 10/6, às 16h, a jornalista e doutora em Comunicação Eliege Maria Fante fala sobre o discurso do jornalismo acerca do desmonte das políticas ambientais no Rio Grande do Sul. No dia 19, às 16h, a jornalista e doutora em Ciências Sociais, Elisangela Soldateli Paim aborda os confitos socioambientais decorrentes das hidrelétricas do Rio Uruguai.
 
O evento é gratuito e conta como Atividade Complementar. Confira detalhes da programação e links de acesso Google Meet:
 
 
10/06 – 16h – “Jornalismo e políticas públicas ambientais”. Acesso:
 
Palestrante Eliege Maria Fante: Ecojornalista, integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS), filiada ao Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e doutora em Comunicação pela UFRGS. Tese defendida: “O jornalismo do Correio do Povo e o discurso do desmonte da política ambiental do Rio Grande do Sul”. (http://lattes.cnpq.br/7385859012231073). 
 
19/06 – 16h – “Hidrelétricas na bacia do Rio Uruguai e a eclosão de conflitos socio-territoriais: o caso de Garabi e Panambi”. Acesso:
 
Palestrante Elisangela Soldateli Paim:  jornalista, doutora em Ciências Sociais – Universidad de Buenos Aires. Tese defendida “Complejo Hidroeléctrico Garabí: un análisis de los intereses políticos y económicos que posibilitan a reactivación del proyecto en la frontera de Argentina y Brasil durante el 2007-2015”. Desde 2013 trabalha na Fundação Rosa Luxemburgo, atualmente como coordenadora latinoamericana do programa de clima e energia. (http://lattes.cnpq.br/4403876363857497)
 
Com informações de Cláudia Moraes
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-7037

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes