UFSM-FW realiza campanha solidária para ajudar estudantes carentes em tempos de pandemia

A UFSM-FW, através do projeto Recicla Frederico, está coletando equipamentos eletrônicos em condições de uso como smatphones, notebooks, tablets, computadores de mesa, carregadores e cabos a fim de realizar uma campanha solidária. A coleta desses equipamentos será destinada a alunos que não possuem acesso a esses instrumentos e à internet, para auxiliá-los em tempos de aulas EaD devido a pandemia de COVID-19.

A coleta será realizada em dois momentos. A partir da próxima quarta-feira (24) até a próxima sexta-feira (26) estará acontecendo a arrecadação dos equipamentos na recepção da prefeitura municipal. No sábado (27), acontecerá na Praça da Matriz, com os devidos cuidados e sem aglomerações, a Blitz Solidária, que colherá materiais eletrônicos e alimentos que serão doados a famílias carentes da cidade. Quem participar da Blitz ganhará máscara e sabão, ambos fabricados por projetos da UFSM-FW.

Ainda, é possível doar em casa. Para isso, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (55) 99903-4836 até a próxima sexta-feira (26) para que a doação seja recolhida em casa. Após esse momento de arrecadação, a universidade irá formatar e ajustar o que for necessário nos equipamentos. Para a distribuição, será realizado um levantamento com a prefeitura e com assistência social municipal, para observar quem mais necessita dessa ajuda na comunidade regional, pensando principalmente nos indígenas que estudam na UFSM.

A campanha é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Frederico Westphalen, a UFSM-FW e os projetos de extensão Recicla Frederico e Central COVID-19. O objetivo é ajudar a população e o meio ambiente, bem como conscientizar as pessoas é o que motiva essa ação.

A campanha solidária é uma ação pontual que tem o objetivo de ajudar os estudantes carentes da região, coletando equipamentos eletrônicos em condições de uso. Sobre isso, Aline Passini, integrante da campanha diz que “Ajudar sempre faz bem, e nesses momentos difíceis, como esse que estamos passando, é que podemos perceber que pequenas ações fazem uma grande diferença. Qualquer forma de apoio será o diferencial para a vida de alguém. Juntos temos força de mudar e fazer tudo novo! ”

Texto: Gabriela Esteves

Edição: Julia Cervo