Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-FW inserirá trabalhos de conclusão de cursos no repositório da UFSM



A Secretaria Unificada de Graduação da UFSM-FW (SUGRAD) passa a atender a instrução Normativa 05/2019 da UFSM sobre a obrigatoriedade de inclusão no Manancial, o Repositório Digital da UFSM. Todos os TCCs defendidos nos cursos serão publicados e ficarão acessíveis ao público em geral. Depois do TCC aprovado, a coordenação do curso encaminhará os trabalhos para a SUGRAD, que fará a inserção no sistema do Manancial.

Segundo Ricardo Cocco, técnico da SUGRAD, esse processo é essencial visto “a importância da divulgação da produção institucional e a preservação digital destes materiais para registro da memória da UFSM”.

O Manancial tem média diária de acesso de 15 mil acessos de 100 países. O Manancial possui um acervo de 11548 Teses e Dissertações (BDTD UFSM), 6279 Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e 1300 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação. Atualmente, dos trabalhos de conclusão da UFSM-FW, cinco (5) do curso de Agronomia já foram publicados. 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-7132

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes