Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mestrado em em Ciência e Tecnologia Ambiental defende primeira dissertação na sexta-feira



Na próxima sexta-feira, dia 09, às 14h, a mestranda Débora Seben, aluna do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e egressa do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW, apresentará sua dissertação. Será a primeira do programa. A dissertação tem o tema a “Avaliação de Variáveis de Qualidade da Água e Contaminantes Ambientais Emergentes em Águas de Consumo Humano no Rio Grande do Sul”. 

O trabalho desenvolvido pela docente e orientado pela Prof. Dr. Jaqueline Ineu Golombieski, tem o objetivo de quantificar as variáveis físicas, químicas e microbiológicas presentes em nascentes de águas. Além de, qualificar e quantificar os contaminantes ambientais emergentes, os agrotóxicos e os medicamentos veterinários, que estão localizados nessas nascentes, as nascentes analisadas são de propriedades rurais e a água acaba sendo utilizada para o consumo humano. Ao todo foram avaliadas nascentes de 16 municípios das regiões Noroeste e Planalto do Rio Grande do Sul. 

O PPGCTA foi iniciado em 2019 na UFSM-FW, e essa será a primeira defesa de mestrado do programa no campus, a Banca de Comissão Examinadora será composta pela  Prof. Dr. Bárbara Estevão Clasen (UERGS); a Prof. Dr. Jaqueline Ineu Golombieski (UFSM-FW); e pelo Prof. Dr. Raphael Corrêa de Medeiros (UFSM-FW).

A apresentação ocorrerá via Google Meet e será transmitida no canal do Youtube da UFSM-FW.

Texto: Millena Oliveira

Edição: Julia Cervo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-7158

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes