UFSM-FW celebra três prêmios no Intercom Regiões Sul 2020

Na noite da última sexta-feira (9), ocorreu a premiação regional do Congresso de Ciências da Comunicação – Intercom Regiões 2020. O Intercom é um evento voltado para estudantes e profissionais da área da comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Em respeito às recomendações da OMS, o evento foi realizado de forma online, via transmissão no Youtube. A cerimônia apresentou os ganhadores, dentre 468 projetos e 1142 alunos inscritos, do prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) da região Sul do Brasil.

A premiação do Expocom trata-se de uma etapa regional, que abrange universidades públicas e privadas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os vencedores da fase regional, são classificados automaticamente para concorrer ao prêmio nacional, que ocorrerá de 1º a 10 de dezembro deste ano e é a maior premiação para a área da comunicação no país.

Os dois campi com cursos de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, a sede e o de Frederico Westphalen, participaram da premiação. A UFSM-FW teve 10 finalistas e celebrou 3 vitórias. Um prêmio foi para o evento Hackathon Comunica que venceu na categoria RP03 – Melhor Organização de Evento. Os outros dois foram para a reportagem multimídia “O sexo delas”, que venceu nas categorias de CA02 – melhor Filme de não ficção/documentário e CA08 – melhor Vinheta.

O Hackathon Comunica foi pensado e executado por 15 estudantes de Relações Públicas, sendo organizado durante dois semestres pelos alunos e alunas das disciplinas de Assessoria de Relações Públicas I e II, ministradas pelo professor Jones Machado. O evento envolveu, aproximadamente, 100 pessoas entre organização, participantes e convidados. “Foi gratificante ser premiado no Expocom Sul 2020! O Hackathon Comunica, projeto premiado, foi construído de alunos para alunos, com muita dedicação para trazer um evento inovador e que de fato motivasse os alunos de comunicação do nosso campus. E deu muito certo! Nós como organização temos que agradecer a todos que participaram de algum jeito, como equipe, convidados, palestrantes, júri, professores, participantes e patrocinadores. Que as próximas edições de Hackathon Comunica venham por aí! ”, comemora o estudante do 8º semestre de Relações Públicas e integrante da comissão organizadora, Vitor Welzel.

Conforme Leticia Stasiak conta, o sucesso do evento é derivado do trabalho em grupo da turma. “Nos dedicamos durante um ano inteiro, a turma teve que aprender na teoria e aplicar na prática. Foi um trabalho em equipe muito satisfatória, conseguimos nos unir enquanto turma e universidade. Toda a nossa dedicação e estudo, com o propósito de fortalecer os cursos de comunicação e sua relação com o mercado de trabalho, valeram cada segundo”, celebra a estudante.

Já a reportagem multimídia O Sexo Delas foi produzida pelos acadêmicos de Jornalismo Gabriel Araújo, Camila Wesner, Débora Franke e Denise Fontana. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Laboratório de Reportagem Convergente e recebeu orientações dos professores Gonzalo Prudkin, Mirian Quadros e Paulo Munhoz. “Nós ficamos muito felizes e animados com o resultado. O Expocom é uma premiação muito importante para os estudantes de Comunicação em geral e conseguir dois prêmios por um trabalho que foi tão significativo para nós deixou todo mundo do grupo muito empolgado. O Sexo Delas se tornou muito mais do que um trabalho de aula para nós, foi um projeto idealizado e executado com muita dedicação para falar de um tema cheio de tabus, como a saúde sexual da mulher, de uma maneira séria e sem fortalecer os estereótipos que rodeiam o assunto. É muito gratificante receber o reconhecimento que o Expocom proporciona”, comemora Denise.

A aluna Camila afirma que “Estamos muito felizes com a premiação. O Sexo Delas não foi só um trabalho feito para a disciplina, mas sim um projeto que planejamos e executamos para levar informação de qualidade para pessoas, produzido com o empenho e a dedicação do grupo”.

Claudia Herte de Moraes, chefe do Departamento de Ciências da Comunicação, fala sobre a importância da premiação para a instituição e para o departamento. Ela argumenta que os prêmios comprovam a formação de qualidade da UFSM-FW. “É sempre um orgu lho ver que entre milhares de estudantes, os projetos desenvolvidos aqui foram os que melhor representaram uma comunicação inovadora e de qualidade. Também parabenizo os professores orientadores que acompanharam esses jovens na elaboração dos trabalhos”, diz a professora.

Como a premiação foi realizada por meio do Youtube, a cerimônia completa encontra-se no canal do Intercom. Para assistir, clique aqui.

Com informações do curso de Jornalismo da UFSM-FW

Texto: Gabriela Esteves e Débora Franke