Departamento de Comunicação da UFSM-FW divulga 1º Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas

De 10 a 13 de novembro o Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria e o Departamento de Ciências da Comunicação do campus de Frederico Westphalen promoverão o I Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas. Uma realização conjunta com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa, campus Jaguarão e o Projeto de Extensão Afetos – diálogos e comunicação para cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento está contextualizado na expressão do racismo em nossa sociedade a partir das práticas comunicacionais ainda muito atreladas ao racismo estrutural. Ademais, o combate ao racismo precisa ser apropriado por estudantes de comunicação e pela população em geral como uma questão moral. Os dados do Atlas da Violência de 2019 revelaram que 75,5% das vítimas de homicídios são pessoas negras. Entre 2007 a 2017 “a taxa de homicídios de negros aumentou 33,1% (32,4% para 43,1%) enquanto de não negros a elevação foi de 3,3% (15,5% para 16%)”.
Para compreender esses indicadores, o evento terá na mesa de abertura Andrey Régis de Melo, Defensor Público, dirigente do Núcleo de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

A programação seguirá com discussões sobre Branquitutde e Jornalismo, Movimentos Negros nas Redes Sociais, Arte e Cinema Negros, bem como, sobre as questões que permeiam o ingresso e a permanência de estudantes negros(as) nas universidades brasileiras. O evento será encerrado pelo professor e pesquisador Dr. Jairo Ferreira (Unisinos) que abordará Midiatização, Algoritmos e Afinidades Eletivas.

DATAS: 10, 11, 12 e 13 de novembro
HORÁRIOS: 17h e 19h
LOCAL DE VEICULAÇÃO: Canal Youtube do Programa de Extensão Mão na Mídia
CONTATO: Prof.a Janaína Gomes
REALIZADORES: UFSM / UFSC / ULBRA / Projeto de Pesquisa CriaNegra da Unipampa Jaguarão
ORGANIZADORES: DECOM, Programa Mão na Mídia, Agência Íntegra, ComunicareRP, Agência
DaHora
PARCERIAS: ODH/UFSM, NEAB/UFSM e Grupo de Estudos Quilombo Epistemológico.
APOIO: Pró-reitoria de Extensão da UFSM