Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Qual a contribuição da Comunicação para o debate ambiental?



Na tarde de quarta-feira, 09, ocorreu a primeira live do evento Consciência Ambiental com a temática “Temas Socioambientais e as Contribuições do Campo da Comunicação”. O evento é promovido pelos cursos de Jornalismo e Relações Públicas e está em sua 4ª edição, sendo neste ano 100% online.

Tendo em vista a aproximação das temáticas socioambientais e de cidadania ambiental, foi promovido um bate-papo mediado pela professora Cláudia Moraes, a qual fomentou a discussão com as convidadas Cristine Kaufmann e Natália Leme.

A relações-públicas e mestre em Global Affairs, Natália, foi a primeira a falar sobre causas ambientais e a comunicação, ressaltando sua experiência na televisão e a eficiência do meio para mudança comportamental das pessoas. Ela ressaltou como a pandemia trouxe às pessoas o questionamento diante dos itens que são consumidos no cotidiano e o impacto que empresas tiveram em seu lucro. Entre outras ideias, destacou a importância das ferramentas de comunicação como estratégia para a geração de impacto socioambiental e potencializar os trabalhos realizados nesta área.

Após, foi a vez de Cristine, mestra e doutora em Comunicação e Informação, atuando como professora no curso de Relações Públicas, falar a respeito da consciência ambiental e como esta questão teve uma significativa relevância em sua vida. Acentuou a importância de disciplinas voltadas à sustentabilidade no meio acadêmico, pois foi através desse fator que o tema foi introduzido em seu cotidiano. A palestrante também citou como esta consciência não é algo natural, e precisa ser construída, exigindo muita educação e dedicação para se desenvolver.

A conversa encerrou com as perguntas dos espectadores, a maioria estudantes de Comunicação, que indicaram muito interesse sobre a temática. As duas palestrantes apontaram vários exemplos e áreas de atuação para os profissionais que pretendam seguir a trilha da comunicação para a sustentabilidade, avaliando riscos, desafios e oportunidades sobre o tema.

O evento tem sequência no dia 16 de dezembro às 19h, tendo como assunto “Temas Socioambientais e uma Outra Economia Possível”. A transmissão ocorre pelo canal da Agência Íntegra no Youtube e pela página do DECOM no Facebook.

Por: Carol de Lima Adriano e Natalie Pereira Soares

Supervisão: Professora Cláudia Moraes

Especial para Agência Íntegra

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-7240

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes