Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão lança Manual de Biossegurança da UFSM-FW para a comunidade acadêmica durante a pandemia de Covid-19



Em dezembro de 2020, a Comissão Setorial de Biossegurança da UFSM-FW lançou a primeira edição da Cartilha de Biossegurança do Campus destinada à comunidade acadêmica, enquanto durar a pandemia de Covid-19. O documento teve como base o Manual de Biossegurança da UFSM, portarias, instruções normativas, decretos e outros documentos oficiais da UFSM e dos Governos Federal, Estadual e Municipal para a prevenção do Coronavírus. As regras já estão em vigência para todas e todos que acessarem as dependências do campus.

A cartilha possui 13 páginas com protocolos básicos que toda a comunidade acadêmica deve seguir. O manual apresenta regulamentações que vão desde o acesso aos prédios até o uso da cantina, das cozinhas e do centro de convivência. O documento também aborda sobre cuidados no setor, sobre o trabalho remoto, sobre a visitação de pessoas externas, sobre as áreas externas, sobre os ônibus e suas paradas e sobre aulas práticas em ambiente externo. 

Questões sobre higienização das mãos com álcool em gel, medição da temperatura corporal, distanciamento social, uso de máscara, além de protocolos para os setores administrativos e para a convivência em áreas de circulação mais intensa estão na cartilha. 

De acordo com o presidente da Comissão Setorial de Biossegurança, Marcelo Renan Grassi, a criação do comitê e a elaboração da cartilha foram determinações da Comissão de Biossegurança da UFSM. O “Manual de Biossegurança da UFSM” possui informações gerais para toda a universidade e cada campus adaptou o material para a realidade local. Dessa forma, a cartilha do campus é um material complementar ao da sede.

Marcelo afirma que a cartilha foi criada para orientar a comunidade acadêmica sobre os procedimentos que devem ser adotados para a utilização dos espaços do campus durante a pandemia de COVID-19, com o objetivo de evitar a propagação do vírus naquele ambiente.

O presidente da comissão acrescentou que toda a comunidade acadêmica é responsável pela fiscalização do cumprimento das regras. “É dever de todos nós cobrar dos colegas que respeitem as orientações. Em caso de reiterado não cumprimento, a Comissão poderá ser acionada. Para tanto, deverá ser encaminhada notificação para a Comissão Setorial de Biossegurança, através do e-mail cbio.fw@ufsm.br.”

Por fim, Marcelo argumenta que “A Comissão Setorial de Biossegurança do Campus FW vem trabalhando desde agosto de 2020 para criar a cartilha de biossegurança, materiais de apoio e para organizar o campus para o retorno das atividades presenciais, mesmo não havendo data definida. Pedimos compreensão, pois estamos vivendo uma situação atípica e é necessário um esforço coletivo para evitar contágio dentro do campus. Respeite as regras da cartilha, observe os cartazes com orientações e fique atento às redes sociais da UFSM-FW.”

Texto: Gabriela Esteves

Edição: Julia Cervo

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes