Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM é a 14ª universidade brasileira no University Ranking by Academic Performance 2021-2022



A UFSM é a 14ª melhor universidade brasileira no University Ranking by Academic Performance (URAP) 2021-2022. A posição nacional é a mesma ocupada na edição 2020-2021 do ranking, mas a nota geral da Instituição subiu, passando de 280,41 para 291,36. No geral, a UFSM ocupa a posição nº 771 entre três mil instituições de ensino superior avaliadas. 

O ranking URAP foi iniciado em 2018 e tem como foco a qualidade acadêmica, baseando-se em dados objetivos obtidos a partir de fontes abertas confiáveis. Desde a primeira edição, a UFSM vem evoluindo. A pontuação passou de 243,16, em 2018-2019, para 291,36, com aumento ano a ano (conferir gráfico ao lado). 

A posição entre as universidades brasileiras avaliadas também mostra evolução da UFSM, que aparecia em 16º lugar em 2018-2019, passou para 15º no ranking seguinte e, nas duas últimas edições, consolida-se em 14º. Neste ano, foram 94 universidades do país avaliadas. A Universidade de São Paulo é a primeira. Entre as gaúchas, a UFSM é a segunda, atrás da UFRGS. Confira o desempenho da UFSM no ranking.

O URAP é desenvolvido pelo Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio e utiliza seis critérios para pontuar e classificar as instituições, como a publicação de artigos em colaboração com universidades de outros países e a continuidade da produção científica da instituição (ver abaixo). 

Critérios do URAP

Articleartigos publicados em revistas listadas no primeiro, segundo e terceiro quartis em termos de seu Fator de Impacto de Revista.

Citation: considera o número total de citações em artigos publicados em periódicos que estão listados no primeiro, segundo e terceiro quartis em termos de seu Fator de Impacto Diário.

Total Documentmedida de sustentabilidade e continuidade da produtividade científica apresentada pela contagem total de documentos que abrange toda a produção acadêmica das instituições, incluindo artigos de conferência, revisões, cartas, discussões, roteiros, além de artigos de revistas.

Article Impactmedida de produtividade científica ajustada pela razão da Citação por Publicação (CPP) da instituição ao CPP mundial em 23 áreas de temas diversos. A proporção do CPP da instituição e do CPP mundial indica se a instituição está tendo desempenho acima ou abaixo da média mundial nesse campo.

Citation Impactmedida de impacto de pesquisa corrigida pelo CPP normalizado da instituição em relação ao CPP mundial em 23 áreas. A proporção do CPP da instituição e do CPP mundial indica se a instituição está tendo desempenho acima ou abaixo da média mundial nesse campo.

International Collaborationmedida de aceitação global de uma universidade. Os dados de colaboração internacional, que se baseiam no número total de artigos publicados em colaboração com universidades estrangeiras, são obtidos do InCites.

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-8153

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes