Conheça os Projetos de Extensão da UFSM/FW: Ampliando Caminhos do Conhecimento pela OBMEP

O projeto de extensão intitulado “Ampliando Caminhos do Conhecimento pela OBMEP” foi iniciado no dia 15 de março de 2019 e tem como coordenadora a Professora Doutora Patricia Rodrigues Fortes, como coorientadora a Professora Doutora Mariza de Camargo e como colaborador o Técnico Administrativo Felipe Mendes.

Tem como objetivo incentivar e preparar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas atendidas pelo projeto (Escolas de Educação Básica de Frederico Westphalen e de Seberi) para participação nas provas da OBMEP.

O projeto oferta, semanalmente, oficinas de Matemática para qualificar estudantes para as provas da segunda fase da OBMEP (níveis 1 e 2, que correspondem às séries finais do Ensino Fundamental).

Atuam no projeto três servidores da UFSM, com formação na área de Matemática, e geralmente dois acadêmicos, que se destaquem na área de Matemática e que tenham habilidades para ensinar conteúdos dessa área.

O projeto tem participação anual do FIEx (em busca de bolsa de extensão para os acadêmicos), mas, para fazer parte da equipe, basta ter disponibilidade de tempo e conhecimentos matemáticos.

Desde 2019, o projeto promove, semanalmente, Oficinas de Matemática, que buscam discutir questões das provas da OBMEP, visando aprofundar conhecimentos matemáticos de alunos da Educação Básica e, assim, desenvolver nos participantes do projeto habilidades matemáticas. O trabalho nas escolas é costumeiramente desenvolvido de junho a novembro (a partir da divulgação, no site da OBMEP, da lista dos inscritos para as provas da 2ª fase da referida olimpíada). Em 2021, trabalhou-se em parceria com duas Escolas de Educação Básica: Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena – Frederico Westphalen/RS e Escola Estadual de Ensino Fundamental Alfredo Westphalen – Seberi/RS.

Quer fazer parte desse grupo? Contate a professora coordenadora pelo e-mail: patricia@ufsm.br.