IX Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM – Frederico Westphalen

Ontem, dia 07 de junho, ocorreu a primeira edição de 2022 do IX Fórum Regional Permanente de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, promovido pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão da Pró-Reitoria de Extensão. Após dois anos sendo realizado no modelo remoto, em 2022 o Fórum volta a ser promovido presencialmente, e a UFSM/FW o realizou no auditório do Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica, entre docentes, técnico-administrativos em educação e alunos envolvidos em ações de extensão, além de representantes da comunidade externa, prefeituras, câmara de vereadores, conselhos e associações.

A mesa de autoridades foi composta pelo Professor Luciano Schuch, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria; Professor Rudiney Soares Pereira, Coordenador de Articulação e Fomento à Extensão; João Francisco Vendruscolo, Vice-Prefeito de Frederico Westphalen; Professora Eliane Pereira dos Santos, vice-diretora da UFSM/FW; e pela Senhora Márcia Faccin, Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau).

O objetivo do Fórum é reconhecer as demandas locais e articular esforços institucionais na resolução dos problemas sociais das regiões de abrangência da UFSM. O espaço permite a construção de parcerias entre diversos atores em prol do desenvolvimento regional sustentável. Além disso, as prioridades elencadas pela sociedade, por meio da Agenda 2030, orientam a distribuição dos recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) e a criação de novas ações de Extensão.

Neste ano, quase R$1 milhão em recursos do FIEX foram distribuídos às ações de Extensão na UFSM, respeitando a prioridade de escolha popular de 2021 – Educação de Qualidade; Saúde e Bem-Estar; e Fome Zero e Agricultura Sustentável. As sugestões e proposições apresentadas no IX Fórum servirão de base para a distribuição dos recursos em 2023.

O Professor Rudiney conduziu uma apresentação sobre o Edital Especial para Seleção Interna de Ações Alinhadas aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES). O objetivo deste edital é o fomento de ações que tenham proposições com impacto regional, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, Desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM, observando os Planos Estratégicos de Desenvolvimento dos COREDES. Após esta apresentação, o Professor Luciano, Professor Braulio Otomar Caron, Diretor da UFSM/FW e o Professor Rudiney, assinaram o edital.

Então, um espaço para perguntas e participações foi iniciado, encerrando assim o primeiro encontro do Fórum de Extensão no Campus Frederico Westphalen.

Fotos: Renato Martins.