Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM/FW abre inscrições para Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação



Estão abertas as inscrições para a Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação (TI) até às 12h do dia 15 de julho de 2022, que se inicia no próximo semestre, dia 16 de setembro. O curso de Pós-Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação será ofertado no Campus Frederico Westphalen na modalidade de Especialização – Presencial, a partir de setembro de 2022. O mesmo possui 25 vagas e está vinculado ao Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen.

A proposta da Especialização em Gestão de TI baseia-se na grande demanda encontrada em âmbito regional com relação à mão-de-obra qualificada e capacitada para resolver problemas do dia-a-dia, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento dos recursos de TI nas organizações. A pós-graduação objetiva formar especialistas com visão ampla, acerca dos fundamentos relacionados à gestão de processos e projetos, além de proporcionar uma formação sólida com relação às principais tecnologias emergentes presentes no dia-a-dia de empresas, instituições e demais setores que necessitam da área de TI para o desenvolvimento de suas atividades. A especialização é destinada a atender profissionais de áreas afins à Ciência da Computação, tais como: Engenharia da Computação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Administração, Ciências Contábeis, Administração/Comércio Exterior, além de profissionais que atuam de forma direta com a informática em diferentes frentes, interessados em aprofundar e atualizar seus conhecimentos técnicos e científicos na área de Gestão da Tecnologia da Informação, fazendo assim o uso eficaz e eficiente dos recursos que a mesma dispõe.

Existe, atualmente, uma grande demanda de profissionais com qualificação, capazes de resolver problemas e gerenciar os recursos de TI, como forma de manter o bom funcionamento adequado dos mesmos. Os profissionais que atuam nesta área devem buscar aperfeiçoamento técnico científico, que possibilite gerenciar e entender os recursos tecnológicos como forma de crescimento e vantagem competitiva. Por meio da especialização, o aluno terá acesso aos conhecimentos mais recentes na área de Gestão de Processos e Projetos, Padrões de Governança de TI e as principais tecnologias emergentes da TI, que serão desenvolvidos por profissionais com reconhecida competência e excelência na área de Informática e Administração. Tais conhecimentos serão desenvolvidos por meio de aulas teóricas e práticas quinzenais, ministradas nas sextas-feiras no turno da noite e aos sábados em período diurno (conforme cronograma a ser divulgado aos discentes).

Com carga horária de 360 horas, a pós-graduação conta com corpo docente composto de professores Mestres e Doutores. Serão ministradas disciplinas, tais como: Administração Geral e TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) nas Organizações; Gestão de Pessoas; Gestão de Processos; Gestão de Projetos; Planejamento e Gestão Estratégica; Gestão de Marketing; Práticas de Governança em TI; Empreendedorismo; Inovação em TI; Metodologia Aplicada a Pesquisa; Tecnologias Emergentes; Sistemas de Informações Gerenciais; Negócios Eletrônicos e Mídias Sociais; Segurança da Informação; Infraestrutura de TI nas Organizações; além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), previsto para o último dos três semestres de duração do curso.

O curso é totalmente gratuito, somente a inscrição para o processo seletivo tem um custo de R$ 150,00.

Edital Geral: https://portal.ufsm.br/documentos/download.html?action=arquivosIndexados&id=14207694&download=false
Edital do Curso: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/345/2022/06/EDIT_GESTAOTECNOLOG_ESPECIAL_012_2022.pdf
Link para a inscrição: https://portal.ufsm.br/concursos/inscricao/opcoes.html?edicao=4362

Dúvidas podem ser esclarecidas através dos seguintes canais de comunicação abaixo:

Coordenação do Curso de Especialização em Gestão de TI: gestaotifw@ufsm.br
Telefone: (55) 3744 – 0697
Instagram: gestaotifw

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-8693

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes