UFSM/FW participa da Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente é uma sequência de ações, promovida e organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Frederico Westphalen. Estes eventos envolveram palestras sobre “Educação Ambiental” nas escolas, roda de conversas com técnicos da área ambiental e reuniões sobre a causa animal, com entrega de certificados de reconhecimento “Amigo Pet” aos voluntários protetores de animais.

Na manhã de hoje, dia 10 de junho, ocorreu no auditório da Universidade Regional Integrada (URI) o lançamento do “Arboriza Frederico”, outra ação da Semana do Meio Ambiente. Essa tem por objetivo desenvolver um programa permanente de arborização e paisagismo de áreas e espaços públicos do município. Estas árvores irão reduzir a poluição sonora, embelezar as ruas, servir de abrigo e alimento para a fauna urbana, fornecer sombra e reduzir as temperaturas, melhorar a qualidade do ar e valorizar os imóveis.

Ao todo, serão 16 locais arborizados, neste primeiro ano, de 2022 a 2023. O projeto possui vigência e estratégias propostas até o ano de 2025. Para essa arborização, a Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen irá produzir mudas de árvores no viveiro da Engenharia Florestal e após, doá-las ao município.

A mesa de autoridades do evento foi composta pelo Senhor Renato Dallagnol, Secretário Municipal de Coordenação e Planejamento, a Professora Eliane Pereira dos Santos, Vice Diretora da UFSM/FW, a Professora Silvia Regina Canan, Diretora Geral da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW), o Professor Bruno Boniati, Diretor Geral do Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen, o Senhor Ricardo Giovenardi, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Frederico Westphalen, Senhor Leandro Mazutti, Presidente do Poder Legislativo de Frederico Westphalen e o Senhor José Alberto Panosso, Prefeito de Frederico Westphalen.

Após as autoridades realizarem uma breve fala, os Engenheiros Florestais Flávio Cunha Laureano da Silva e Lenice de Carli conduziram uma apresentação sobre a importância da arborização, os locais que esta será feita, as variedades das mudas que serão plantadas e o motivo da escolha destas.

A programação será finalizada no próximo sábado com Pedágio Sustentável e entrega de mudas, lixeiras para carro e materiais de orientação. A iniciativa tem parceria com Creluz, URI, UFSM e Recicla Frederico.