Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os Projetos de Extensão da UFSM/FW: Digitalização de Gravações Fonográficas Históricas



O projeto de extensão intitulado como “Digitalização de Gravações Fonográficas Históricas”, foi iniciado no dia 10 de maio de 2021, e tem como seu coordenador o Professor Doutor Nilson E. de Souza Filho.

O projeto pretende transcrever suportes fonográficos com registros mecânicos. Busca-se médias fonográficas históricas com músicas nativas brasileiras, rituais indígenas, discursos ou sermões.

As principais atividades do projeto são a preservação dos suportes fonográficos, estudo e criação de técnicas não destrutivas para análises e digitalizações. Também auxilia museus, bibliotecas e pesquisadores nas áreas de antropologia, etnomusicologia e arquivologia. O mesmo já teve publicações na Revista Brasileira de Ensino de Física. E através do site você consegue ter acesso ao seminário do YouTube, que trata da preservação e recuperação do acervo musical de povos tradicionais brasileiros, registrado em cilindros de cera.

O projeto possui um edital por ano, o qual conta com quatro vagas, duas destas para alunos e duas para professores das áreas da computação e/ou multimeios.

Para mais informações acesse o link: https://www.evilsom.com/extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-8703

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes