Conheça os Projetos de Extensão da UFSM/FW: Formação Docente: Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental

O projeto de extensão intitulado como “Formação Docente: Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental”, foi iniciado no dia 05 de agosto de 2019, e tem como seu coordenador o Professor Doutor Sidnei Renato Silveira.

Tem como objetivo elaborar materiais didáticos-digitais, cursos, oficinas e atividades de extensão, na modalidade de EaD e/ou presenciais, voltados à formação de professores e alunos da Educação Básica – Ensino Fundamental, no contexto do Pensamento Computacional.

Suas atividades compreendem a formação de docentes e alunos de Escolas Públicas, de Ensino Fundamental, sobre a temática do Pensamento Computacional (desenvolvimento do raciocínio lógico e noções de programação de computadores).

Podemos destacar algumas atividades já realizadas de formação de docentes abordando o Pensamento Computacional utilizando a ferramenta Scratch. Dentre estas a atividade que foi realizada no ano de 2020, sendo conduzida pelo aluno do Curso de Licenciatura em Computação da UFSM, Rodrigo Gobbi, com os professores do Colégio Três Mártires de Palmeira das Missões. A atividade que também foi realizada no ano de 2020, sendo conduzida pela aluna do Curso de Licenciatura em Computação Jucélia Cavazin, na Escola Estadual de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva de Trindade do Sul.

Como uma atividade futura pode-se apresentar a formação de alunos, abordando o Pensamento Computacional empregando programação para dispositivos móveis (aplicativos para celulares). Está sendo planejada para o ano de 2022, na Escola Estadual Ensino Médio Lucila Nogueira, na cidade de Boa Vista das Missões. A atividade será conduzida pelo aluno do Curso de Sistemas de Informação, Cassiano Mach Trentin.