XI Entrevero Farrapo

No último dia 15, quinta-feira, o Departamento de Tradições Gaúchas Vaqueano Blau Nunes do Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen, realizou o tradicional Entrevero Farrapo na Praça da Matriz em Frederico Westphalen. Neste ano de 2022, o Entrevero contou com sua 11ª edição, e ele se realizou em meio ao 42º Acampamento Farrapo.

O Entrevero Farrapo é uma gincana cultural alusiva aos festejos farroupilhas e tem por objetivo difundir e fazer um resgate da cultura gaúcha envolvendo jovens universitários, proporcionando a integração entre os alunos participantes, a universidade, a comunidade local e os demais tradicionalistas.

O evento possui diversas provas, como Vaca Parada, Truco, Declamação de Poesia, Interpretação Musical, Dança Tradicional, Dança de Salão, Prova Solidária, Professor Pilchado, Apresentação das Equipes, Cevando o Mate, Nó de Lenço e Trança, Prova Escrita, Prova Surpresa e Prova da Ferradura. Na Prova Solidária, cada equipe deverá arrecadar o maior número e diversidade possível de alimentos não perecíveis. Esta prova tem por objetivo arrecadar alimentos que serão doados para instituições carentes de Frederico Westphalen-RS. Nesta edição, foram arrecadados, aproximadamente, 2700 quilogramas de alimentos, que serão destinados as instituições nas próximas semanas.

O evento possui uma Comissão Organizadora, neste ano, formada por 4 alunos e uma professora da UFSM/FW. “Estamos orgulhosos do trabalho realizado neste ano. Após dois anos de pandemia, o DTG se reergueu e o Entrevero pode também ser encarado como uma forma de festejar o retorno das aulas presenciais. A Comissão Organizadora acredita ter realizado um ótimo trabalho, visto que a maioria dos integrantes da comissão nunca tinham se quer assistido o Entrevero, inclusive eu”, relata Luciana Braatz, integrante da Comissão Organizadora.

Nesta edição do Entrevero, duas equipes estavam inscritas, são elas a Cheirando à Mangueira e a Xucros de Berço, que no final da noite, obtiveram a pontuação de 8,3 e 7,9 pontos, respectivamente, tornando assim a equipe Cheirando à Mangueira Bicampeã. As notas foram atribuídas por três jurados da região de Frederico Westphalen, os quais as equipes conheceram apenas no dia do evento.

Para a realização do Entrevero, o DTG contou com o patrocínio das Ervateiras Alto Uruguai e Mate Nativo e da Associação Farroupilha Frederiquense. A presidente da associação, Dona Mirtes Quadro teve um momento de fala no início do evento, juntamente com o Diretor do Campus, Braulio Otomar Caron e do Patrão do DTG, João Vitor Alberti.