Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Pró-Reitor de Graduação da UFSM visita o Campus em Frederico Westphalen e participa de uma série de reuniões

O dia 28 de setembro, quarta-feira, foi marcado por uma série de reuniões no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Frederico Westphalen. A primeira destas se iniciou às 08:30, e contou com a participação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), sendo representada pelo Pró-Reitor de Graduação da UFSM, Professor Jeronimo Siqueira Tybusch; a Direção do Campus da UFSM/FW, representada pela Professora Eliane Pereira dos Santos e o Professor Braulio Otomar Caron; a Secretaria Unificada de Graduação (SUGRAD); os Coordenadores dos Cursos do Campus; a Coordenadoria Acadêmica; a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP); o Setor de Estágios; e a Subdivisão de Gestão de Laboratórios. Na ocasião, o Pró-Reitor reforçou as atividades que a nova reestruturação da PROGRAD vem fazendo e também falou das competências e atuações de cada setor dentro da PROGRAD. Além disso, um dos assuntos tratados foi a possibilidade de novas formas de ingresso na UFSM, a qual atualmente é apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). A reunião também teve o objetivo de ouvir algumas demandas dos cursos.

A segunda reunião do dia aconteceu ainda no período da manhã, e contou com a participação do Professor Jeronimo Siqueira Tybusch (PROGRAD); Professora Eliane Pereira dos Santos e o Professor Braulio Otomar Caron (Direção do Campus); a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), representada pelo Pró-Reitor Adjunto, Fernando Pires Barbosa; o Núcleo de Avaliação Externa e Regulação, setor que faz parte da PROGRAD, representado pelo Procurador Educacional Institucional (PI), Douglas Flores de Almeida; a Coordenação do Curso de Jornalismo; e os estudantes do Curso que irão realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) este ano. O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Essa conversa teve como objetivo aproximar os alunos da avaliação, respondendo algumas perguntas sobre o que é a prova, a importância dela para o Campus e para os alunos, a estruturação da prova, sobre as inscrições, o horário, cuidados e responsabilidades ao executar a prova. A ocasião também buscou elucidar os alunos sobre os outros métodos de avaliação que a universidade passa, e sensibilizar os mesmos sobre a importância destes métodos. Esta conversa, contou também com uma fala da Relações Públicas Julia Cervo, que explicou e tirou dúvidas sobre o questionário ENADE.

Já no período da tarde, participaram da reunião o Professor Jeronimo Siqueira Tybusch (PROGRAD); a Professora Eliane Pereira dos Santos e o Professor Braulio Otomar Caron (Direção do Campus); Fernando Pires Barbosa (PROPLAN); Douglas Flores de Almeida (PI); a Coordenação do Curso de Sistemas da Informação; e os professores do Departamento Tecnologia da Informação. O objetivo da reunião era falar sobre o resultado do exame, os pontos positivos e negativos da avaliação e elucidar aos presentes de como é desenvolvido o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e como este impacta no Índice Geral  de Cursos (IGC).

A última reunião do dia contou com a participação do Professor Jeronimo Siqueira Tybusch (PROGRAD); a Professora Eliane Pereira dos Santos e o Professor Braulio Otomar Caron (Direção do Campus); a Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE), responsável pelos trabalhos relacionados às tecnologias educacionais em Rede, representada pela Professora Coordenadora Liziany Muller Medeiros, além de outros professores que a acompanharam; Douglas Flores de Almeida (PI); a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Indígena, ofertado na modalidade Licenciatura – Educação a Distância (EAD), Professora Aline Ferrão Passini; e alguns professores que ministram as aulas do curso. O foco da reunião foi voltado para todo o processo de avaliação que o curso irá passar, como o planejamento para ser realizado o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a estruturação, entre outros assuntos.