Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa Transporte de Partículas e Transferência Radiativa

Vinculado ao Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental

Descrição: O grupo tem atuado fortemente na linha de métodos espectrais associados ao tratamento da equação de Boltzmann em diversas de suas aplicações: transporte de neutrons, transferência radiativa, dinâmica de gases rarefeitos. Uma versão analítica (referida como método ADO) do tradicional método conhecido como “ordenadas discretas” foi proposta por pesquisadores do grupo em 1999 e a metodologia tem sido aplicada com sucesso em muitos problemas. Vários resultados originais foram obtidos, inicialmente para problemas incluindo efeitos de polarização (transferência radiativa). Em continuidade, problemas clássicos da dinâmica de gases rarefeitos foram abordados. Mais recentemente aplicações nucleares estão sendo tratadas. Abordagem de caráter analítico se destaca pela eficiência computacional e auxilia na determinação de soluções benchmark.

Linhas de pesquisa: Computação Científica; Métodos Espectrais e Computacionais na Dinâmica de Gases Rarefeitos(RGD); Métodos Espectrais e Computacionais na Teoria de Transporte de Neutrons e Radiação.

Professores: Camila Becker Picoloto; Charles Edward Siewert; João Francisco Prolo Filho; Liliane Basso Barichello; Mariza de Camargo; Patricia Rodrigues Fortes; Rudnei Dias da Cunha; Solange Regina Cromianski; Yousry Azmy.

Contato: (51) 3308-6175