Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto MNEMOCINE

Apresentação

O projeto MnemoCine - Memória Institucional do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen possui sua classificação principal como Extensão, sendo sua duração de 02/05/2016 até 05/02/2021. Ele está registrado pelo processo de número 043383. Atualmente ele está em em andamento.

Palavras-chave: Comunicação, Patrimônio, Memória, Audiovisual

Ver mais informações no Portal de Projetos

Projeto

O ‘MnemoCine – Memória Institucional do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen’ (UFSM-FW) é um programa de extensão universitária interdisciplinar incluído na área temática ‘Comunicação’ da Política de Extensão da UFSM (2008).

Orientado pela diretriz da extensão universitária pública, de indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, e apoiado em uma variedade de métodos e técnicas de coleta e análise de dados, o MnemoCine objetiva –através da elaboração de cursos, eventos e produtos relacionados à educação patrimonial, à produção audiovisual e à preservação do patrimônio e da memória institucional– difundir a memória institucional do Campus da UFSM-FW para suas comunidades interna e externa (públicos-alvo direto e indireto do programa, compostos, respectivamente, de duas mil e 190 mil pessoas), com o fim de estender a produção acadêmica desta instituição para essas comunidades.

Para o ano de 2016, estão previstas 26 ações em alusão aos 10 anos do Ensino Superior da UFSM em Frederico Westphalen para serem realizadas de julho a dezembro, divididas entre cursoseventos  produtos, voltados para as comunidades acadêmica externa e interna do Campus da UFSM-FW, dos três segmentos (docente, técnico e discente).

Para os próximos anos, visa-se dar continuidade às ações que forem consideradas pertinentes -em outras configurações, se preciso-, e, também, implementar novas ações, proporcionando, assim, não só a preservação da memória e do patrimônio do Campus da UFSM-FW, mas a difusão dos mesmos e da Instituição, para que haja, cada vez mais, o conhecimento da/sobre a mesma em Frederico Westphalen e na região, bem como o diálogo com a comunidade externa.

Marca

A identidade visual do MnemoCine foi idealizada a partir do desejo de realizar a desconstrução, e posterior fusão, daquilo que se acredita serem dois símbolos que caracterizam bem a percepção visual do ser humano e daquilo que auxilia o mesmo a registrar o mundo por meio do audiovisual: o olho humano e a câmera, respectivamente. Ambos são sistemas complexos, intrigantes e, até, ‘semelhantes’: córnea/vidro da lente, pupila/abertura da lente, cristalino/foco da lente, íris/diafragma, retina/sensor/filme, imagens capturadas ‘de cabeça para baixo’, etc.
Dessa forma,  é composta por um símbolo e um logotipo. O símbolo é um olho humano desenhado a mão –o que garante a originalidade–, sendo a íris multicolorida em alusão ao diafragma de uma câmera e à diversidade que é ‘ser humano’, elemento importantíssimo para estabelecer a intensidade do que se quer registrar. Já a fonte usada é sem serifa, com hastes fixas que dão leveza.
Para unir o ‘humano’ ao ‘tecnológico’ referentes ao audiovisual, a identidade nasceu assim, com natureza divina. Mas, acima disso, nasceu para integrar as comunidades interna e externa do Campus da UFSM-FW por um objetivo comum: reconhecer, preservar e difundir sua memória institucional e tudo aquilo em que ela se expressa.

 Marca MnemoCine

 

Criação: Sara Spolti Pazuch
Idealização: Rafael Chaves Ferreira

Equipe

Fazem parte da equipe servidores (professores e técnico-administrativos em educação) e estudantes (de graduação e pós-graduação) dos Campi da UFSM de Frederico Westphalen e de Santa Maria, com diferentes formações profissionais (Administração, Agronomia, Arquivologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Engenharia Florestal, História, Jornalismo, Letras, Publicidade e Propaganda, Química e Relações Públicas), de vários Departamentos, Setores e Cursos da Instituição.

Coordenadores

Melina de Souza Mota (Departamento de Ciências da Comunicação) e Rafael Chaves Ferreira (Arquivo Setorial).

Bolsistas

Ana Paula Born e Maríndia Neumann Dalla Valle (Curso de Relações Públicas).

Demais membros

Professores: Eduardo Ritter, Letícia Sangaletti e Luciana Menezes Carvalho (Departamento de Ciências da Comunicação); Arci Dirceu Wastowski (Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental); Edner Baumhardt e Genesio Mario da Rosa (Departamento de Engenharia Florestal); Igor Senger e Solange Pertile (Departamento de Tecnologia da Informação).

TAEs: João Victor de Almeida Mignoni, Jonathan Ferreira, Sara Spolti Pazuch e Thomás Dalcol Townsend (Seção de Apoio Administrativo); Fernanda Buriol e Silvane Brand Fabrizio (Secretaria da Direção); Laís Basso (Núcleo Apoio Pedagógico); Marieli Mulinari (Patrimônio); Sandra Valeria Binotto (Secretaria Unificada de Graduação).

Estudantes: Cássio Barbosa Prettz, Gabriel Masarro de Araujo, Leila Fachinetto e Antônio Inácio dos Santos de Paula (Curso de Jornalismo); Camila Kasctin dos Santos Nicola e Matias Mallmann Rohde (Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Eduardo Rieder (Curso de Engenharia Florestal); Fabiana Regina da Silva (Programa de Pós-Graduação em História).

Cursos

Para o ano de 2016, foram desenvolvidos dois cursos de extensão:

1) Oficina sobre Memória e Patrimônio Cultural

‘Oficina de memória e patrimônio nas escolas públicas de Frederico Westphalen – Projeto-piloto’ foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias. Elaborada nos módulos teórico e prático, suas atividades ocorreram nos dias 09, 15 (módulo teórico), 16 e 21 (módulo prático) de setembro, tendo, como resultado, dois mini documentários, o Mini documentário UFSM-FW e Afonso Pena (disponível aqui) e o Mini documentário UFSM-FW e Duque de Caxias (disponível aqui).
Eventos

Para o ano de 2016, foram desenvolvidos dois eventos, voltados para as comunidades interna e externa do Campus da UFSM-FW.

1) Evento Comemorativo do Aniversário do Campus da UFSM-FW 2) Jantar de Celebração e Integração 3) Seminário sobre Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural

1) O ‘Evento Comemorativo do Aniversário do Campus da UFSM-FW’ ocorreu na manhã de 10 de outubro. Nele, foram apresentadas as ações elaboradas pelo MnemoCine para comemorar os 10 anos do Campus da UFSM-FW.

2) O ‘Jantar de Celebração e Integração’ ocorreu na noite de 11 de outubro. Durante o evento, foram entregues as placas de reconhecimento aos servidores da Instituição que tomaram posse até o mês de outubro de 2006 e que permanecem no Campus da UFSM-FW até presente o momento. Na ocasião, também foi apresentado o vídeo institucional do Campus da UFSM-FW.

3) O ‘Seminário sobre Preservação da Memória e do Patrimônio Cultural’ será realizado após a realização das demais ações do MnemoCine, com data a definir.

Concursos de Crônicas e Fotografias

Estão disponíveis as crônicas e as fotografias dos concursos:
Concurso de Crônicas ‘UFSM em Frederico Westphalen’
Concurso de Fotografias ‘Seu olhar na nossa história’
Campus da UFSM-FW 10 anos
Crônicas: leia e vote aqui.
Fotos: veja e vote aqui.

Produtos

Saiba mais sobre cada produto e seus resultados, clicando nele.

1) Galeria dos Diretores: 10/10/2016 2) Seleção de Relatos de Memórias e História (para Publicação Institucional, nas versões impressa e digital -> 19): 21/07/2016; por definir 3) Caixa de Memórias: 10/10/2016 4) Concurso de Crônicas (para publicação em jornais locais -> 20): 21/07/2016; por definir 5) Concurso de Fotografias (para o Calendário Institucional -> 21): 21/07/2016; dezembro de 2016 6) Mostra da Comunidade Acadêmica Interna: 07/11/2016 a 11/11/2016 7) Exposição da Comunidade Acadêmica Externa: 10/10/2016 a 14/10/2016 8) Seleção de Fotografias (para a Exposição Fotográfica Itinerante -> 22): 21/07/2016; novembro e dezembro de 2016 9) Coletânea de Depoimentos: por definir 10) Programa de Rádio: 16/09/2016 a 16/12/2016 11) Documentário Institucional: 11/10/2016 12) Documentário ‘Bastidores MnemoCine’: por definir 13) Espaço Virtual ‘MnemoCine Digital’: 10/10/2016 14) Página institucional do MnemoCine em rede social (Facebook): 05/09/2016 15) Divulgação das Ações: julho a dezembro de 2016 16) Pesquisa de Satisfação e Opinião: dezembro de 2016 17) Identidade Visual: 21/07/2016 18) Marca institucional do Campus da UFSM-FW 10 anos: 10/10/2016

Contato

Campus da Universidade Federal de Santa Maria de Frederico Westphalen

Linha 7 de Setembro, s/n
BR 386, Km 40
Bairro Interior
Caixa Postal nº 54
CEP 98400-000
Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil
(+55 55) 3744 0618; (+55 55) 3744 0612
mnemocine@ufsm.br