Rede Wifi Institucional na UFSM/FW

Descrição

A Wifi Institucional é o serviço oficial de acesso sem fio a rede de computadores e internet da UFSM/FW. Este serviço está sob a gestão do Setor de Tecnologia da Informação da UFSM/FW (STI-FW) com o apoio do CPD da UFSM.

Existem três redes wifi autorizadas no campus da UFSM-FW (outras redes não utilizam as diretrizes de segurança e estabilidade institucionais):

eduroam

A rede eduroam está disponível nos principais ambientes do campus como salas de aula, laboratórios de informática e áreas comuns de convivência (quiosques, bar, praças e estacionamento).

A segurança da rede eduroam é garantida através da utilização de credenciais de autenticação exclusivas para cada usuário (CPF@ufsm.br e senha do portal), além de certificados digitais de segurança assinados pela UFSM.

Para configurar o acesso à rede eduroam são utilizados aplicativos que automatizam a configuração dos certificados digitais de segurança assinados pela UFSM:

Mais informações podem ser conferidas nesse link.

UFSM-FW

A rede UFSM-FW é uma rede destinada exclusivamente a comunidade acadêmica da UFSM. Sua cobertura está distribuída por boa parte de campus. Para acessar esta rede o usuário deve informar as credenciais: CPF e senha do porta do aluno/servidor.

UFSM-FW-VISITANTES

A rede UFSM-FW-VISITANTES é uma rede destinada exclusivamente a comunidade externa, ou seja, pessoas que não possuem vinculo direto com a UFSM. Possui velocidade limitada e sua cobertura está restrita as áreas comuns de convivência (quiosques, bar, praças e estacionamento). Para acessar esta rede o usuário deve informar as credenciais predefinidas para os visitantes do campus.

Outras formas de acesso wifi
  • Casa do Estudante: Os moradores dos blocos da Casa do Estudante da UFSM/FW que necessitarem acesso a rede wifi no interior de seus apartamentos devem providenciar seu equipamento (roteador) e encaminhar ao STI-FW para configuração.
  • Casos Especiais: Em situações específicas onde é necessário o acesso à rede por pessoas que não possuem vínculo com a instituição, por exemplo: cursos de extensão, terceirizados, eventos específicos, etc, entre em contato com o STI-FW para a definição de usuário e senha específicos.
Comunidade acadêmica do campus de Frederico Westphalen e público externo.