Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo

Ipê Amarelo: 30 anos de trajetória

A Ipê Amarelo é uma Unidade de Educação Infantil da UFSM, e desde sua origem a sua história é de luta.
Em 2011, o Conselho Nacional Educação reconhece todas as Unidades de Educação Infantil das Universidades Federais como responsabilidade da União. Na UFSM deixamos de ser um projeto do Centro de Educação e nos tornamos uma Unidade Federal, em dezembro de 2011, com vinculação administrativa à Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, e com vinculação Pedagógica ao Centro de Educação.
Nessa trajetória tivemos muitas pessoas que idealizaram e concretizaram a luta dos servidores. Um reconhecimento especial a Maria Zulmira D. Mariano da Rocha e todas as pessoas que apoiaram esse projeto e que se dedicaram ao longo desses anos abrindo caminhos.
Nessa trajetória contamos com o apoio da Reitoria, Pró-reitorias, Direções de Centros, CBTT, Centro de Educação, NEPEI/CE, colegas, COEDI/MEC, na pessoa da Professora Rita Coelho, serviços de manutenção, dos terceirizados e principalmente a Equipe Ipê Amarelo, uma equipe que assume os desafios diários de garantia dos direitos das crianças, de garantia das crianças viverem suas infâncias num espaço institucional ousado, que rompe com práticas cristalizadas e que desafia todos os envolvidos à produção e socialização do conhecimento.
Um agradecimento aos servidores que compõem a equipe da gestão, chefias dos departamentos da UEIIA, nossas professoras, pedagogas, técnica em assuntos  educacionais, técnicas administrativas, psicóloga, nutricionista, técnica de enfermagem, auxiliar de aluno, equipe de atendimento educacional especializado, portaria, terceirizados da limpeza, cozinha, lactário, lavanderia, recepcionistas e nossos alunos da graduação e pós- graduação, nossos bolsistas, estagiários, pesquisadores, um trabalho que conta com a implicabilidade e seriedade de todos.
Os desafios diários se constroem numa compreensão teórico-prática de que a Ipê é o lugar da possibilidade, em que temos o privilégio de conviver, aprender, e nos maravilhar com nossos bebês, crianças bem pequenas e pequenas,
um espaço formativo em que os acadêmicos da UFSM, de diferentes Centros e Cursos, aprendem a natureza do saber docente na UEIIA, pensam, racionalizam, compreendem os sentidos que se gestam no campo empírico, e isso nos coloca diante da finitude do conhecimento; portanto, um diferencial qualitativo na constituição do docente.
Fica um sentimento de que vale a pena estudar, planejar, registrar, documentar, a formação em contexto, que acontece semanalmente, um processo formativo sério, uma docência que vai fazer a diferença na vida das pessoas, nas redes e sistemas de ensino, em busca da garantia de uma outra cultura de infância.
Um agradecimento às famílias, pelo reconhecimento, pelo apoio, pelo diálogo constante e confiança no trabalho de toda a equipe, como costumamos dizer, da família Ipê Amarelo.
Nosso agradecimento a todos egressos adultos e crianças.  Saudades de todos e sabemos que a Ipê deixa também muita saudades para todos que tiveram a oportunidade de construir a história da Ipê, em defesa de uma escola pública para todas as crianças.