Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Jovens pecuaristas de Vista Gaúcha participam de programa de extensão desenvolvido na UFSM Campus Palmeira



Com o objetivo de capacitar jovens pecuaristas familiares, a UFSM – Campus Palmeira está desenvolvendo um programa de extensão universitária que está atendendo 65 jovens produtores de leite do município de Vista Gaúcha no noroeste gaúcho. O programa prevê atividades teóricas e práticas. Os encontros iniciaram em 21 de março e se estenderão até 21 de julho de 2016, num total de 15 encontros. 

Nesse programa são apresentados conceitos e ferramentas de gestão da propriedade rural em unidades de produção familiares, bem como de práticas de manejo recomendadas para a melhoria dos indicadores zootécnicos e agronômicos das atividades da pecuária leiteira familiar, de forma que a deflagração de tais procedimentos possibilite o aumento da renda da propriedade rural e a consequente fixação do jovem nas atividades rurais, garantindo qualidade de vida para ele e para seus descendentes. Os consteúdos dos encontros incluem: tópicos de gestão de propriedades rurais, nutrição, adubação e calagem de pastagens, produção de forragem, cálculo da demanda forrageira e ajuste de carga animal, nutrição e alimentação de vacas de leite, cadeia produtiva e qualidade do leite.

O programa está sendo desenvolvido em uma articulação dos Departamentos de Economia, Zootecnia e Ciências Biológicas e do Departamento de Administração, do Campus Palmaira das Missões; do Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Rurais – CCR, do campus sede, em Santa Maria; do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial Noroeste Colonial, juntamente com a Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha. 

Como complementação ao programa, os jovens produtores receberam um tablet da Prefeitura Municipla de Vista Gaúcha a fim de opercionalizar o software de gerenciamento rural, CR Campeiro 7, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Rural – CCR/UFSM, que possibilita a informatização de produtores rurais no que tange à disponibilidade de sistemas aplicativos de gestão agropecuária.

 

DSC 0231 DSC 0310

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-744

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes