Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Presença de alunos do Curso de Nutrição da UFSM campus Palmeira das Missões, no Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição em Teresina-Piauí.



Durante as férias ocorreu o Encontro Nacional d@s Estudantes de Nutrição (ENENUT), organizado pela Executiva Nacional d@s Estudantes de Nutrição (ENEN) e Comissão Organizadora local.   O ENENUT é o fórum máximo de deliberação nacional, do qual participam com direito a voz e voto, todos e todas as estudantes dos cursos superiores de nutrição do Brasil inscritos no encontro. O ENENUT tem como objetivo discutir sobre as questões concernentes ao Brasil e atualizar a discussão sobre o papel do Movimento Estudantil de Nutrição (MEN), propor mecanismos de ligação entre este e a conjuntura política geral dos estudantes, além de levantar e deliberar propostas.

Esse ano o ENENUT aconteceu na Universidade Federal do Piauí, em Teresina entre 31 de julho a 6 de agosto e contou com aproximadamente 250 estudantes de todas as regiões do país. Com o tema “Reformulação: saúde, sistemas alimentares e sociedade”, assuntos importantes e atuais foram discutidos, como: “Soberania e Segurança Alimentar: Direto de todos”, “Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos”, “Agroecologia e Economia Solidária”, “Precarização e Privatização do Sistema Único de Saúde- SUS” entre outros.

Estudantes do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participaram do encontro. O coordenador do Diretório Acadêmico Josué de Castro Arlan Machado (atual representante nacional da Região Sul da ENEN) juntamente com as estudantes Suelén Moraes e Janaína Salvador representaram os (as) estudantes da UFSM, onde debateram sobre a atual situação do curso e do MEN.

Nos momentos finais do encontro, na plenária regional, @s representantes da região Sul do país que estavam presente no encontro, se reuniram para debater onde seria o Encontro Regional d@s Estudantes de nutrição (ERENUT) na região Sul e quem seriam @s representantes da Coordenadoria Nacional e Regional da ENEN. Estavam presentes @s estudantes Arlan Machado, Suélen Moraes e Janaína Salvador (UFSM) , Mariana Espíndola Robin, Rigel Marroquin, Helena Soares dos Santos, Dafne Pavão, Isadora Liberato, Gabriela Reis da (UFRGS) e Marcela Ferreira (IPA).

Foi deliberado que a universidade sede do ERENUT será a UFSM, e que o representante nacional da ENEN da região sul continuará o estudante Arlan Machado. E @s coordenadores regionais serão: Suélen Moraes, Janaína Salvador, Mariana Robin e Rigel Marroquin.

A posse da nova gestão da ENEN e a decisão dos dias e o tema que abordará o ERENUT serão no RONEBAN: Reunião dos Órgãos da ENEN e Conselho Nacional de Entidades de Base de Nutrição. Previsto para os dias 11,12,13,14 e 15 de novembro de 2016, na Bahia, na Universidade Federal da Bahia. Onde a presença d@s futur@s estudantes é de suma importância para dar andamento à agenda da Executiva. 

 

ene


Publicações Recentes