Divulgados os resultados individuais da avaliação do docente pelo discente

Desde terça-feira (27), estão disponíveis no Portal do RH os resultados individuais da avaliação do docente pelo discente, referente ao primeiro semestre de 2016.

Selecionando a opção “Agrupar dados – Geral”, os docentes terão acesso à média geral, à média e às porcentagens de respostas obtidas em cada questão do instrumento, considerando os respondentes de todas as suas turmas e disciplinas.

Ao selecionar a opção “Agrupar dados – Referência”, o docente poderá visualizar os resultados por disciplina. Selecionando a disciplina desejada, terá acesso às médias e porcentagens obtidas em cada questão do instrumento, por disciplina, além das respostas à questão aberta (sugestões, críticas, elogios, opiniões, etc.), por disciplina.

A avaliação do docente pelo discente provém, em um primeiro momento, de uma determinação legal prevista pela Portaria N.554, de 20 de junho de 2013, que estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação do desempenho de servidores pertencentes ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao MEC. Além disso, vem ao encontro de tal determinação a busca constante pelo aperfeiçoamento e pelo acompanhamento da qualidade de ensino oferecido na UFSM.

Na UFSM, quem está à frente do referido processo é a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com auxílio operacional e administrativo da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) e auxílio técnico e operacional do Centro de Processamento de Dados (CPD). Salienta-se que, conforme Art. 11 da Lei N. 10.861 de 14 de abril de 2004, a CPA é a responsável pela condução dos processos de avaliação internos da Instituição, atuando de forma autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.

A divulgação dos resultados à comunidade universitária será feita ao longo do segundo semestre letivo de 2016, por meio de relatórios contendo os resultados gerais das unidades de ensino e/ou campi e dos dursos.

Mais informações sobre o processo de Avaliação do Docente pelo Discente podem ser obtidas aqui, pelos ramais 8182 ou 8784, ou ainda pelo e-mail coplaiufsm@gmail.com.