Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

RÁDIO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DIÁLOGOS E INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE – UFSM/PM



Os integrantes do Grupo PET Enfermagem da UFSM/Campus Palmeira das Missões está reiniciando as atividades do projeto de Extensão nominado “RÁDIO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DIÁLOGOS E INTERAÇÃO COM A COMUNIDADE”.

O Grupo entende que o espaço radiofônico constitui-se em ferramenta inovadora para as práticas educativas direcionadas ao cuidado em saúde, realizadas por profissionais de saúde. Estes podem utilizar-se desta estratégia de comunicação, considerando os aspectos culturais e estratos populacionais que acessam as informações para re-elaborações de valores e padrões comportamentais (ROGES et al., 2013).

Dentre as diferentes formas de comunicação existentes destaca-se o rádio por ser de alto alcance, baixo custo, fácil acesso. O rádio permite que o indivíduo tenha informações em qualquer lugar que se encontre como no trabalho, em casa, no carro, no celular e pela internet, com destaque, pois ao mesmo tempo em que obtém informações o ouvinte pode continuar a realizar suas tarefas diárias.

Tem como objetivo geral: Partilhar informações de saúde a afins com a população do Município de Palmeira das Missões/RS e região, utilizando o rádio como estratégia de diálogo e interação com a comunidade. Ainda, tem como objetivos específicos: Produzir e realizar programas de rádio para discussão de temáticas de interesse da comunidade; Promover educação em saúde, estimulando a participação da população e fomentando sua autonomia; Sensibilizar a comunidade da importância de sua participação na construção de formas de cuidados individuais e/ou coletivos; Utilizar o rádio como instrumento de aproximação do conhecimento técnico-científico e popular; Usar o rádio como meio de mobilizar o trabalho interdisciplinar.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Rádio Comunitária Landell FM 87.9 –Palmeira das Missões/RS, por tempo indeterminado. Os programas são educativos e construídos a partir das necessidades e sugestões da comunidade, abordando temas relativos às doenças e o cuidado com a saúde da população. Os programas acontecem semanalmente e são previamente agendados e divulgados, com duração de 15 minutos cada. O projeto conta com um e-mail radioesaude@yahoo.com.br disponibilizado aos ouvintes que podem sugerir temáticas a serem trabalhadas no decorrer dos programas, além do rádio disponibilizar o número de telefone para contato.

As temáticas são desenvolvidas e adequadas a partir das necessidades da realidade local e utiliza a mediação entre termos técnico-científicos e populares. A elaboração dos conteúdos abordados acontece na universidade com orientação de um docente. A apresentação do programa é de responsabilidade de acadêmicos vinculados ao Grupo PET Enfermagem e voluntários. A realização dessas atividades, para os acadêmicos, ressalta a importância de trabalhar a educação em saúde com a comunidade desde a graduação, incentivando a prática de promoção da saúde. As informações passadas por meio do programa denotam a importância do cuidado com a saúde. Tais informações são transmitidas em uma linguagem acessível, para que possa ser compreendida e assimilada pela população, de tal forma que se transforme efetivamente em conhecimentos, o que é fundamental para a mudança de hábitos e, consequentemente, haja procura pelos serviços de saúde.

Considera-se que a educação via rádio é importante, pois habilita o ouvinte a atuar sobre sua própria condição de saúde, visando sua autonomia e o cuidado de si. O rádio se constitui em um condutor de informações e soma-se ao trabalho da equipe, por estar próxima da comunidade e disseminar as informações com maior abrangência. Essa prática, mostra aos acadêmicos que sua área de atuação não está limitada aos espaços tradicionais de ação, apontando que é necessário inovar para prestar cada vez mais uma assistência qualificada à comunidade.

received 1307305172717126

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-1378

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes