Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Acadêmicos do PET Enfermagem participaram de Encontro dos Grupos PET da Região Sul em Florianópolis

Entre os dias 20 e 23 de abril de 2017, ocorreu o XX SulPET na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis. O SulPET consiste em um encontro de integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) da Região Sul do Brasil e objetiva discutir, de maneira interdisciplinar, assuntos relacionados à atuação dos grupos, dificuldades enfrentadas, troca de experiências acadêmicas e científicas e sua continuidade. Os resultados provindos dessas discussões são encaminhados ao Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET), que neste ano ocorrerá em Brasília.

Em sua 20ª edição, o encontro contou com o tema “Responsabilidade Política e Unificação Nacional”, visando uma discussão crítica sobre o atual cenário político, econômico e social em que se o encontra o país, e as implicações desta situação sobre os Grupos PET.

A dinâmica de trabalho se deu a partir de mesas relacionadas ao tema principal, como as palestras: “Consciência Política”, “Unificação Nacional”, “Representatividade Política de Minorias” e “Consciência Petiana (Mobiliza PET)”. Também houve oficinas recreativas e de integração entre os petianos, Grupos de Discussão e Trabalho (GDT), celebrações e apresentações culturais, encontros por áreas, de discentes e de tutores, apresentações de trabalhos orais e banners, assembleia final, entre outras atividades. A partir dos GDT’s levantaram-se os encaminhamentos e as sugestões que foram colocadas em votação durante a assembleia final, para definir quais deles seriam enviados ao ENAPET.

Participaram desse encontro diversos representantes de Grupos PET da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dos campi de Santa Maria, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. O Grupo PET Enfermagem UFSM – Campus Palmeira das Missões contou com a representatividade dos petianos Caroline Thais Both, Roberta Mezzaroba e Tiago Rafael da Silveira Meller.

“Durante os dias em que vivenciamos o XX SulPET, tivemos a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre o Programa e acerca dos direitos e deveres dos grupos e dos petianos, tanto em âmbito regional, quanto nacional. Ainda, debatemos sobre o atual cenário político, econômico e social em que o país se encontra e sua influência na manutenção dos Grupos PET. Também, discutimos sobre as atividades desenvolvidas pelos integrantes e as repercussões nas Instituições de Ensino Superior (IES), assim como nas comunidades abrangidas pelas atividades dos Grupos PET. Além disso, conhecemos a realidade de outros Grupos PET, fizemos novas amizades, trocamos experiências de atividades realizadas no tripé ensino, pesquisa e extensão. Firmamos novas parcerias para desenvolver atividades interdisciplinares, observamos semelhanças e diferenças no trabalho do Grupo PET Enfermagem UFSM, comparados a outros Grupos da região Sul. Ainda, este encontro propiciou o conhecimento de uma diversidade cultural e, também, de uma realidade diversa daquela que até então conhecíamos, ou seja, a cidade de Florianópolis, suas praias e belezas naturais. Isto vai ao encontro da formação integral preconizada pelas diretrizes do Programa de Educação Tutorial.” Destacam os acadêmicos.

Vale destacar que a petiana Caroline recebeu premiação de destaque de trabalho científico, apresentado na modalidade oral na sala de Ciências da Saúde. O trabalho premiado intitula-se: “Caminhada como atividade física, de lazer e interação social: vivência de um grupo de mulheres”, o qual consiste em um relato de experiência das atividades desenvolvidas com mães/mulheres e familiares de alunos matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Palmeira das Missões. A atividade desenvolvida tem por objetivo estimular o autocuidado e possibilitar a expressão de vivências e sentimentos das participantes. É uma atividade que tem surtido resultados positivos, visto que há forte comprometimento das participantes com as tarefas propostas. Receber a premiação por este trabalho contribui para valorizar nosso Grupo PET Enfermagem e reforça a importância das atividades que estão sendo desenvolvidas.

18197658 1181502811978057 1361960887 n