Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reitor da UFSM assumirá cadeira junto à Academia Gaúcha de Odontologia



Admitido como membro titular, prof. Paulo Afonso Burmann será empossado em setembro

Após 38 anos dedicados à Odontologia e à Educação Superior, o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, assumirá uma cadeira junto à Academia Gaúcha de Odontologia (AGO). A admissão do reitor foi aprovada em 06 de maio, durante assembleia da entidade. A posse será realizada em setembro.

Sociedade civil de caráter filantrópico, fundada em 1990, a Academia Gaúcha de Odontologia tem como missão cultivar e incentivar o estudo e a pesquisa em Ciências Odontológicas, por meio da valorização dos profissionais e acadêmicos da área. A AGO ainda tem como objetivos registrar a história da Odontologia no Rio Grande do Sul, apoiar iniciativas que visem o fortalecimento da área, bem como ações de promoção da saúde bucal e qualidade de vida da população em geral. 

A indicação do professor Burmann como membro titular da Academia foi feita pelos acadêmicos professor doutor Rui Vicente Oppermann, atual reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor doutor Fernando Borba de Araújo (UFRGS), além do atual presidente da AGO, professor doutor José Cícero Dinato. A admissão se deu mediante escolha por assembleia. O reitor ocupará a cadeira número 27, que pertencia ao professor doutor Edy Ceciliano de Sá Carneiro. A posse na AGO está agendada para o dia 1º de setembro. 

De acordo com Fernando Borba de Araújo, a indicação do reitor se deu, principalmente, em função de sua atuação como educador e pesquisador na área da Odontologia. Sua atuação como reitor da UFSM também é apontada como relevante, ao colaborar para a distinção do campo. Honrado pela indicação e admissão, Burmann acredita que “assumir uma cadeira junto a AGO se reveste de muita responsabilidade particularmente por se tratar da cadeira que fora ocupada pelo Professor Edy Sá Carneiro, um ícone da Odontologia brasileira e um ser humano da mais alta sensibilidade”. 

Graduado em Odontologia pela UFSM, em 1979, Burmann é especialista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Prótese Dentária, e Doutor em Materiais Dentários, pela mesma instituição. Professor do curso de Odontologia da UFSM desde 1989, entre outras funções, Burmann foi coordenador do curso entre 1995 e 1997 e de 1999 a 2005; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, entre 2008 e 2010; e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) entre 2010 e 2013. O atual reitor da UFSM também atuou como delegado do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO-RS), de 2006 a 2007. 

Como docente e pesquisador, Burmann ministrou mais de 60 cursos na área da Odontologia; publicou mais de 120 trabalhos acadêmicos no Brasil e no exterior; integra o corpo editorial e atua como revisor de diversos periódicos científicos; orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de ter participado de mais de 40 bancas de pós-graduação stricto sensu. Tem experiência profissional em Clínica Odontológica, com atuação, principalmente em Odontologia Restauradora, nas áreas de resina composta, moldagem, sistemas adesivos, pinos pré-fabricados e prótese dental.

Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-1409

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes