Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Reitores de Universidades Públicas do RS reúnem-se com colégio de líderes da Assembleia Legislativa

A Frente Gaúcha de Defesa das Universidades e Institutos Federais foi, novamente, a pauta de uma reunião realizada na terça-feira (12), em Porto Alegre, na qual esteve presente o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann. Articulada por reitores de instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul e a presidência da Assembleia Legislativa gaúcha, a Frente será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (18). Participaram da audiência representantes da UFRGS, Unipampa, UFPEL, Instituto Federal Sul-rio-grandense, UERGS e UFCSPA.

De acordo com Burmann, no encontro, os reitores reuniram-se com o colégio de líderes, que congrega todos os partidos que têm representação no Parlamento Gaúcho, reforçando o caráter pluripartidário do movimento. “Nós temos uma composição bastante heterogênea na Assembleia Legislativa, e também no Congresso Nacional, portanto não há outro entendimento que não seja a composição dessa Frente de forma plural, com participações equilibradas de todos os partidos”, observa o reitor.

A adesão dos parlamentares, segundo Burmann, foi bastante expressiva o que demonstra que a comunidade gaúcha está atenta às dificuldades pelas quais as instituições de ensino superior federais têm passado, especialmente em relação às reduções orçamentárias e às perspectivas de futuro. “É clara a compreensão, de todos os presentes, de que investimento em educação, ciência e tecnologias são estratégicos. É essa mensagem que nós precisamos levar ao governo federal”, argumenta o reitor.

No lançamento da Frente Gaúcha de Defesa das Universidades e Institutos Federais, que acontece na próxima segunda-feira (18), às 9h, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, é esperada a participação de deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias de todo o estado, especialmente de municípios onde há campi de universidades ou institutos federais. O ato será marcado por um grande debate em torno do tema “A Educação no Desenvolvimento Regional”.

Audiência Pública em Santa Maria – A situação orçamentária da UFSM será debatida, em Santa Maria, em uma Audiência Pública, nesta sexta-feira (15). O objetivo da atividade é apresentar informações e as medidas que estão sendo tomadas para a otimização dos recursos e a garantia da sustentabilidade da Universidade. O debate acontece às 11h, na sala 218, do prédio da Reitoria, no campus de Camobi.