Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Audiência pública sobre a situação orçamentária da UFSM é realizada em Palmeira das Missões

Realizada na Câmara de Vereadores da cidade, nesta última terça-feira (03), a audiência pública sobre o quadro e contexto atual da situação orçamentária da Universidade Federal de Santa Maria foi feita com a participação da comunidade. O evento contou com a presença do Magnífico Reitor Prof. Paulo Afonso Burmann, com o prefeito Eduardo Russomano Freire, com os vereadores da Câmara Municipal, com representantes, associações e lideranças da cidade, além da comunidade acadêmica.

A fala dos representantes do município foi essencial para fomentar a participação do Reitor da Universidade. Todos os representantes ressaltaram a importância do diálogo, conscientização e participação da sociedade para estimular e pressionar as lideranças políticas e socialmente atuantes a trabalharem em prol da causa e, consequentemente, do fortalecimento da Universidade. Ao final do evento, o público pôde participar, trazendo algumas considerações e questionamentos ao Reitor.

O Reitor Prof. Paulo Burmann salientou em sua exposição que a situação atual é delicada e exige esforços complementares para discutir e repensar a respeito do grande contingenciamento orçamentário que está sendo feito a todas as Universidades Federais do país, praticamente sem nenhuma abertura de participação social necessária para discutir o tema com a relevância que deveria ser.

Foi feita uma exposição de gráficos pelo Reitor para mostrar de forma quantitativa o corte de investimentos feitos, principalmente a partir do ano de 2016. No caso da UFSM, em 2017, foram liberados apenas 110 milhões de reais, aproximadamente, ou seja, 40 milhões a menos do que o previsto para o bom funcionamento da Instituição. Para o ano de 2018, a previsão da LOA (Lei Orçamentária Anual) é que este corte aumente, tanto para o capital quanto para o custeio das Universidades Federais de todo o país.

Atualmente, a Universidade Federal de Santa Maria conta com aproximadamente 26.000 estudantes, incluindo seus 4 campi (Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul). Os campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen estão, neste mês de Outubro, completando 11 anos de fundação, e nos últimos anos têm conseguido investimentos essenciais para contribuírem para seu crescimento e desenvolvimento regional.

DSC00091              DSC01061