Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

UFSM participa da EXPODIRETO/COTRIJAL 2018



Realizado no último dia 05 de março de 2018, na Casa do Plantio Direto/Expodireto-Cotrijal 2018, a palestra com o pesquisador e professor  Dr. Nilson Luiz Costa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR/UFSM) e ao Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA/UFSM), que proferiu sobre a palestra sobre Mercado e Comercialização de Soja.

Sua análise abordou três eixos:

1) o microeconômico, com acompanhamento de variáveis de oferta, demanda e formação do preço;

2) o macroeconômico, centrado no ambiente que pode interferir na taxa de câmbio e, por consequência, no preço pago ao produtor de soja no Brasil e;

3) a conjuntura sociopolítica e institucional, cuja análise está centrada em eventos de natureza política, geopolítica e institucional com potencial de causar turbulências e impactar a taxa de câmbio.

No vídeo a seguir, o registro da tarde dedicada a analisar “o comportamento do mercado de grãos e os custos de produção na safra 2018/19”.

O Prof. Luiz Ataídes Jacobsen abriu os trabalhos, e logo após,  o Prof. Nilson L. Costa seguiu com as análises.

 

Ainda no dia 09/03/2018, o Prof. Dr. Nilson Luiz Costa,  juntamente com Antônio da Luz (economista-chefe do Sistema Farsul), Cláudio Doro (assistente técnico de produção vegetal da Emater Regional de Passo Fundo) e Prof. Dr. Benami Bacaltchuk (da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo), participaram do ciclo de debates do Jornal Correio do Povo, onde foi debatido o tema sobre o cultivo e venda de novas influências no campo dos Agronegócios.

A matéria pode ser acessada em http://www.correiodopovo.com.br/Expodireto/Expodireto/2018/3/644445/Cultivo-e-venda-sob-novas-influencias-foi-tema-de-debate-no-Correio-do-Povo-na-Expodireto.

No vídeo, o resumo das principais contribuições.


Publicações Recentes