Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

LABORATÓRIOS

Laboratório de Avaliação Nutricional – LANUT

Objetivos:

Atender às aulas práticas das disciplinas de Avaliação Nutricional, de Nutrição Materno-infantil e de Dietoterapia I e II, entre outras.

Permitir o desenvolvimento de atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso e Projetos de Iniciação Científica.

Atender as necessidades do Estágio Supervisionado.

Proporcionar suporte às ações de extensão junto à comunidade, assim como desenvolver pesquisas de Nutrição em níveis de graduação e pós-graduação.

Laboratório de Análise Sensorial – LASENSO

Objetivos:

Atender às aulas práticas de Análise Sensorial, das disciplinas de Técnicas Dietéticas I e II, Alimentação Institucional I e II, Dietoterapia I e II e Tecnologia de Alimentos, entre outros.

Possibilitar o desenvolvimento de atividades relacionadas à Trabalhos de Conclusão de Curso e projetos de pesquisa e extensão.

Acolher atividades complementares de outras disciplinas do Curso de Nutrição e demais cursos de graduação e pós-graduação da UFSM/Palmeira das Missões.

Laboratório de Técnica Dietética – LABTED

Objetivos:

Atender às aulas práticas das disciplinas de Técnica Dietética I e II, Alimentação Institucional I e II, Nutrição Experimental e Dietoterapia I, entre outras.

Acolher atividades complementares de outras disciplinas do Curso de Nutrição e demais cursos de graduação e pós-graduação da UFSM campus Palmeira das Missões.

Laboratório de Informática Multiusuário – LABIMULTI

O LABIMULTI, suporte no processo de ensino-aprendizagem-pesquisa, é utilizado pelos docentes e discentes da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e demais Unidades Acadêmicas afins em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Serve como recurso pedagógico especialmente aos Cursos de Ciências Biológicas e Nutrição. Atende atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento do conhecimento na área da informática, pesquisa e outras áreas correlatas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM

Em caráter complementar, com atividades previamente agendadas, o laboratório proporciona aos alunos o manejo com os equipamentos para a realização de trabalhos e pesquisas acadêmicas.

Objetivos:

• Atender às aulas específicas que demandam o uso de softwares
  • Permitir o desenvolvimento de atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso, Projetos de Iniciação Científica e pesquisas.
  • Atender as necessidades do Estágio Supervisionado.
  • Proporcionar suporte às ações de extensão junto à comunidade, assim como desenvolver pesquisas de Nutrição e Ciências Biológicas em nível de graduação e pós-graduação.
  • Realizar atividades de análise de dados, investigações epidemiológicas e cálculo de dietas.
  • Possibilitar, por meio de software especializado, o cadastro de pacientes, inserção de novos cadastros de alimentos, exames laboratoriais, medidas caseiras, receitas e fontes alimentares.

Estrutura:

Possui área física total de 69,52 m². É um espaço constituído por uma sala, com estrutura tecnológica, composta por 30 computadores interligados em rede, softwares e com acesso à internet.

Laboratório de Apoio à Nutrição

Laboratório de Apoio à Nutrição tem como finalidade desenvolver o ensino, a pesquisa na área de análises físico-químicas de alimentos. Integra o Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O laboratório visa à habilitação dos acadêmicos nas atividades relacionadas à área de Nutrição, entre outras.

Objetivos:

Atender às aulas práticas das disciplinas de Bromatologia, Tecnologia dos Alimentos, Nutrição Experimental, entre outras.

Possibilitar o desenvolvimento de atividades relacionadas aos Trabalhos de Conclusão de Curso e projetos de pesquisa e extensão. Acolher atividades complementares de outras disciplinas do Curso de Nutrição e demais cursos de graduação e pós-graduação da UFSM em Palmeira das Missões, Santa Maria e Frederico Westphalen.

Centro de Manutenção de Animais de Experimentação – CEMAEX

O Centro de Manutenção de Animais de Experimentação (CEMAEX), Órgão Auxiliar do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como funções básicas:

• Criação e fornecimento de animais para experimentação;
  • Manutenção e alojamento de animais em experimentação;
  • Assessoramento aos pesquisadores em modelos experimentais.

O CEMAEX destina-se à produção, alojamento e pesquisa de espécies de padrão sanitário convencional comumente utilizadas nas pesquisas com animais, tais como ratos e camundongos, peixes e coelhos.

Objetivos:

Atender às aulas práticas das disciplinas de Nutrição Experimental, entre outras.

Acolher atividades complementares de outras disciplinas do Curso de Nutrição e demais cursos de graduação e pós-graduação da UFSM em Palmeira das Missões, Santa Maria e Frederico Westphalen.