Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Humanização do Cuidado é tema da VIII Semana Acadêmica de Enfermagem da UFSM-PM



A oitava edição da Semana Acadêmica de Enfermagem, do campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria, debateu um tema que abrange a todos: a importância da “Humanização do cuidado nos diferentes contextos de saúde”.

Na Conferência de Abertura, o evento contou com a participação da Profa. Dra. Maria Júlia Paes da Silva, autora de diversos livros de Enfermagem, com experiência em Comunicação em Saúde e Humanização no Cuidado. A palestrante falou sobre a atuação de Enfermagem e o cuidado humanizado nos dias atuais, com enfoque ao paciente hospitalizado. A palestra foi mediada pela professora do Curso de Enfermagem do campus de Palmeira das Missões, Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos Colomé.

Em uma Mesa Redonda que contou com a participação das professoras doutoras Eliane Tatsch Neves, Alexa Pupiara Flores Coelho, Margrid Beuter e Andressa da Silveira, foi discutida a humanização do cuidado de Enfermagem nas diferentes etapas da vida. As professoras abordaram sobre o cuidado humanizado na saúde do neonato (recém-nascido) e da criança; refletiram sobre a prática do cuidado humanizado ao idoso no Brasil e debateram maneiras de humanizar o cuidado de enfermagem. Por fim, foi discutido o que é a humanização no trabalho do enfermeiro.

Ainda no primeiro dia do evento a professora Dra. Silviamar Camponogara abordou a humanização na saúde do trabalhador e o cotidiano de trabalho do enfermeiro nos dias atuais. Também foi realizada a apresentação de trabalhos.

O segundo dia de atividades começou com uma palestra ministrada pela Psicóloga Dayani Croda, que debateu sobre os Desafios da Vida Acadêmica. Logo após, houve a premiação dos trabalhos; entrega simbólica dos alimentos arrecadados durante o evento; posse da nova gestão do Diretório Acadêmico de Enfermagem e apresentação artística.

A VIII Semana Acadêmica de Enfermagem da UFSM-PM contou com 220 participantes inscritos. Além das palestras e debates, ainda foram ofertados 6 minicursos que tiveram os seguintes temas: Atuação do enfermeiro na abordagem e tratamento de lesões de pele; Diretrizes Assistenciais a Parturientes; Imunizações nas Diferentes Etapas da Vida; Práticas Integrativas e Complementares; Prevenção do Suicídio e Sistematização da Assistência de Enfermagem: desafios e estratégias para o cuidado.

Satisfeita com os resultados obtidos, a professora Dra. Andressa da Silveira, integrante do Departamento de Ciências da Saúde e da Comissão Organizadora do evento, ressaltou que a Semana Acadêmica de Enfermagem foi organizada e planejada com muito carinho: “tivemos uma adesão dos Acadêmicos de Enfermagem, Profissionais da Saúde e Docentes do Curso. Contamos com um trabalho primoroso da Comissão Organizadora, composta pelo Diretório Acadêmico de Enfermagem e docentes.  Acredito que precisamos refletir sim sobre a humanização do cuidado, pois trabalhamos com pessoas; cada uma delas com suas subjetividades, com uma história prévia, valores culturais e crenças. Desta forma, acredito que este evento possibilitou reflexões e, sobretudo, questionamentos se de fato praticamos um cuidado com embasamento científico e humanizado”, destacou a professora.

A professora Dra. Andressa de Andrade, também integrante do Departamento de Ciências da Saúde e da Comissão Organizadora, lembrou que a Semana Acadêmica só foi possível graças ao engajamento daqueles que acreditaram na proposta do evento. “A VIII Semana Acadêmica de Enfermagem foi pensada por meio da parceria entre os acadêmicos do Diretório Acadêmico de Enfermagem e um grupo de professores vinculados ao Departamento de Ciências da Saúde. O objetivo foi proporcionar um espaço de conhecimento e atualização aos acadêmicos e profissionais de enfermagem da região”, salientou a professora.

As temáticas sempre partem de apontamentos sugeridos pelas turmas de Enfermagem, nos diferentes semestres. Neste ano com a temática, “Humanização do Cuidado nos Diferentes Contextos de Saúde”, o evento contou com uma programação bastante direcionada ao tema. “Tivemos a participação de 220 pessoas aproximadamente e um retorno muito positivo em relação a programação, por parte dos participantes”, completou.

Além do Diretório Acadêmico de Enfermagem, Direção do Campus e Departamento de Ciências da Saúde, o evento contou com o apoio do comércio e serviços de Palmeira das Missões.

39947185 2171407939814051 5736119468816334848 o

39883626 2171407356480776 4908574997108228096 o


Publicações Recentes