Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Produção e Comercialização de Produtos Orgânicos foi tema de evento no campus de Palmeira das Missões

O evento realizado na última terça-feira (25), foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agronegócios (NPEAGRO) do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio do campus da UFSM de Palmeira das Missões. O 1º Encontro sobre Saberes e Práticas em Alimentação Orgânica faz parte das ações do Projeto de Extensão Saberes e Práticas de Produção e Comercialização de Produtos Orgânicos, coordenado pela Profa. Tanice Andreatta do Departamento de Ciências Econômicas, e que conta com a participação de docentes e alunos do campus.

O objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento da troca de experiências sobre produção e comercialização de produtos orgânicos. “Essa é uma temática bastante atual dentro do contexto de discussão sobre alimentação saudável. Temática que exige uma reflexão e discussão bastante ampla, porque ela é complexa e multidisciplinar. Por isso, é importante agregarmos os conhecimentos das diferentes áreas que a gente tem aqui no campus e buscar pessoas que possam agregar nesse processo”, comentou o Prof. Adriano Lago, vice-diretor do campus e um dos líderes do NPEAGRO.

Cerca de 150 pessoas participaram das palestras sobre Sociologia da Alimentação; Agricultura Familiar e Alimentação Saudável e Relatos de Experiência de Produtores de Alimentos Orgânicos.

Junto ao evento aconteceu a 1ª Feira de Comercialização de Produtos Orgânicos com a participação de agricultores da região. Assim, alunos, professores e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de ter acesso a alimentos mais saudáveis, vindos diretamente dos produtores.

Essa foi a primeira atividade do Projeto de Extensão. A intenção é seguir na discussão e realizar outros eventos para discutir tanto sobre a produção como comercialização de alimentos saudáveis. O objetivo é chamar a comunidade para esse debate e troca de experiências para divulgar cada vez mais as práticas de cultivos orgânicos. “Esse foi o primeiro debate, uma primeira ação para criar esse clima em torno da produção e comercialização de alimentos orgânicos, em especial visando uma alimentação saudável. A ideia é refletirmos mais sobre o ato de se alimentar, que não é apenas um ato de nutrir-se, como diz a professora Vanessa Kirsten, e sim, um ato político, um ato que implica em diferentes dimensões de nossa sociedade”, completou o professor.

Os responsáveis pelo Projeto de Extensão Saberes e Práticas de Produção e Comercialização de Produtos Orgânicos agradecem os apoiadores do evento e convida todos os interessados a participarem do projeto e a auxiliar na construção do debate para uma maior conscientização alimentar de toda a comunidade.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

WhatsApp Image 2018 09 26 at 12.26.12 PM